Resende orienta profissionais da saúde contra o tabagismo

0

RESENDE

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo iniciou hoje e conclui nesta quarta-feira, dia 18, a capacitação para os profissionais de saúde do Médio Paraíba, ministrado pelo enfermeiro da Secretaria Estadual de Saúde, Giovanni Dimas, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), das 8 às 17 horas. A iniciativa visa facilitar o acesso de pacientes aos projetos de combate ao fumo.

Cerca de 100 profissionais do Médio Paraíba, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas, receberão ao longo destes dois dias as orientações para direcionarem os pacientes da melhor maneira possível aos tratamentos disponíveis na rede de saúde, com suporte do Programa de Combate ao Tabagismo nas suas unidades de origem. As vagas desta capacitação foram disponibilizadas para a atenção básica de saúde, que são os Programas de Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde acontece a maior busca do programa.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, Alessandra Clume, ressaltou a importância dessa capacitação para os profissionais de saúde. “A capacitação é importante para expandir o acesso ao tratamento contra o tabagismo. Algumas unidades de saúde que vamos contatando já possuem profissionais treinados. Com a capacitação, teremos 100% das unidades de saúde de Resende aptas, pois cada uma terá pelo menos um profissional treinado. Na grande maioria dos locais, no entanto, haverá dois profissionais habilitados para conduzir o tratamento”, disse Alessandra Clume.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !