RESENDE
Os jovens terão mais uma oportunidade de qualificação profissionais no município. A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove nesta terça-feira, dia 12, a aula inaugural do Programa “Conecta Jovem, voltado para jovens e adolescentes atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O lançamento será realizado em parceria com a Universidade Estácio de Sá, responsável pelo Programa Impulsiona Sul Fluminense, também dedicado ao público jovem, e com o CIEE-Rio. A cerimônia está marcada para o Cras do Parque Minas Gerais, às 14 horas.
Os dois programas têm como finalidade principal preparar jovens para o mercado de trabalho. O Conecta Jovem surgiu de uma junção de ideias entre a Coordenadoria da Igualdade Racial do município e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial. “O Conecta Jovem busca, também, ampliar os horizontes dos jovens diante das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. E, agora, ganha mais envergadura, graças à parceria com a Estácio e o CIEE-Rio”, disse o coordenador da Igualdade Racial, Luis Cláudio Hermógenes.
Entre os cursos oferecidos inicialmente estão Empreendedorismo e Gestão de Negócios, aplicados por professores da Estácio e instrutores do CIEE-Rio. A previsão é que cada curso tenha dois meses de duração, em média, com direito a certificação. O programa terá lançamento em caráter experimental e, posteriormente, deve beneficiar os outros sete CRAS mantidos pela Prefeitura.
Impulsiona Sul Fluminense
O programa Impulsiona Sul Fluminense é dividido em cinco etapas para preparar jovens para o mercado de trabalho. A primeira fase identifica a vocação dos participantes por meio de rodas de conversa com psicólogos e profissionais de RH. Na segunda etapa, os jovens passam por preparação, incluindo elaboração de currículo, uso de redes sociais, preparação para entrevistas e dinâmicas. A terceira fase oferece imersão, com visitas guiadas a empresas parceiras, permitindo contato direto com o ambiente corporativo. Na quarta etapa, os participantes apresentam os resultados do programa para empresas e parceiros. Por fim, é criado um banco de talentos com currículos e habilidades dos jovens, disponível para consulta de empresas e profissionais de RH. Segundo Arthur Rosas, diretor da Estácio Resende, a iniciativa visa unir esforços com entidades e empresas do Sul Fluminense para fortalecer o desenvolvimento local, com a participação voluntária dos profissionais da universidade.