RESENDE
A Prefeitura de Resende deu início, nesta semana, a um importante trabalho de levantamento de dados no Centro Histórico da cidade, com o objetivo de embasar futuras ações de requalificação urbana e preservação do patrimônio arquitetônico e cultural. A iniciativa conta com a participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, atuando como voluntários e estagiários.
Os estagiários são responsáveis por realizar o levantamento técnico detalhado dos imóveis tombados e históricos da região, incluindo medições internas e externas. Já os voluntários ficam encarregados de coletar informações complementares, como o uso atual dos imóveis, número de pavimentos, quantidade de moradores, entre outros dados relevantes para a caracterização dos edifícios.

Levantamento orientará ações de preservação e valorização do patrimônio – Divulgação PMR
Esse trabalho será essencial para que o município possa planejar políticas públicas eficazes, voltadas à revitalização e ocupação consciente dos espaços históricos, integrando preservação e desenvolvimento urbano. “Estamos com um projeto muito forte para restaurar nosso Centro Histórico, resgatando a tradicionalidade e a cultura do município de Resende. Por isso, pedimos e reforçamos que os moradores recebam bem os estudantes, colaborem com as informações solicitadas e estejam atentos: todos os envolvidos estarão devidamente identificados durante o trabalho de campo”, afirmou o superintendente municipal de Patrimônio Histórico, Caleb Afonso Chaves.
O superintendente destacou ainda que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da iniciativa, que visa não apenas preservar o passado, mas também planejar um futuro mais integrado e valorizado para o Centro Histórico.
Além da abordagem direta nas ruas, a Prefeitura de Resende disponibilizou um formulário digital para ampliar a participação da população no levantamento. Moradores e comerciantes da região podem contribuir com a pesquisa através do link: https://encurtador.com.br/Q1Lcw.
A expectativa é que, com os dados organizados e analisados, a administração municipal possa executar intervenções adequadas que aliem a preservação do patrimônio histórico com melhorias urbanísticas, mobilidade, turismo e qualidade de vida para os moradores do centro.