Resende inaugura revitalização do Cemei Visconde de Mauá dia 25

0

RESENDE

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria Francisca Diniz Frech, em Visconde de Mauá, será inaugurado nesta quarta-feira, dia 25, às 18h30min. A unidade que tem 60 vagas para crianças residentes no distrito já conta com 39 alunos inscritos, restando 21 vagas. O processo da unidade de Visconde de Mauá segue as normas e os procedimentos para o ingresso e permanência de alunos nas unidades escolares ou instituições que oferecem a Educação Infantil, conforme estabelecido pela Resolução da Secretaria de Educação/Instituto da Educação do Município de Resende (Educar), nº 1 de 24 de agosto de 2018. As vagas serão ocupadas a partir da listagem de inscritos, de acordo com os critérios determinados para a pontuação individual dos candidatos. Em relação às inscrições, os interessados podem obter informações na Administração Regional de Visconde de Mauá, de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas.

As obras foram retomadas em fevereiro e serão entregues pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, em solenidade na Avenida Presidente Wenceslau Braz, na Vila de Mauá. Antes da inauguração, serão efetivadas as matrículas dos novos alunos e as aulas estão previstas para começar na quinta-feira, dia 26, como fase de adaptação. Este ano, não haverá turma de Creche III, devido ao atendimento já realizado na Escola Municipal Francisco Quirino Diniz.

Segundo o prefeito Diogo Balieiro, a creche era uma reivindicação antiga da população do distrito de Visconde de Mauá. As obras de construção do Cemei estavam paralisadas e a gestão atual assumiu o compromisso com os moradores da região de retomar as obras. “Em fevereiro, uma nova construtora deu continuidade aos trabalhos; já estava pronta a parte estrutural, alvenaria, laje e cobertura do Centro. Na segunda etapa, que durou seis meses, foram concluídos os serviços de acabamento de piso, teto, paredes, esquadrias, sistemas hidráulico e elétrico, muro e paisagismo. O Cemei de Mauá possui espaços bem amplos e modernos, respeitando as necessidades dos professores e alunos, com mobílias e brinquedos novos e toda a estrutura adequada para o desenvolvimento integral da criançada. O ambiente também servirá para promover lazer e interação entre os pequenos”, frisa.

Ainda de acordo com o prefeito, inicialmente, na sua capacidade total, a creche foi preparada para atender crianças de quatro meses de idade a três anos e 11 meses, distribuídas em: Berçário, Creche I, Creche II e Creche III. “A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, daí, a sua importância para a estimulação de suas habilidades cognitivas, dependendo da fase de crescimento”, frisou.

ESTRUTURA

O Cemei Maria Francisca Diniz Frech conta com quatro salas com banheiro e solarium; secretaria com almoxarifado; três cômodos destinados à direção e orientação pedagógica, aos professores e às atividades com os alunos, tendo banheiro este último; cozinha com despensa; refeitório; lavanderia com rouparia; dois banheiros voltados para os sexos masculino e feminino, adaptados para pessoas com deficiência física; dois banheiros para funcionários de ambos os sexos; e depósito para material de limpeza.

O Cemei foi equipado com diversos materiais didáticos, equipamentos e uniformes, além de mobiliário. Entre o material constam 58 tatames em EVA impermeável e 50 colchonetes de poliuretano. Ainda foram adquiridos eletrodomésticos e utensílios de cozinha; materiais escolares, de secretaria e limpeza; fraldas de tecido; lençóis e protetores de berço, travesseiros, edredons e colchões; toucas descartáveis; babadores; jogos didáticos; e kits de uniforme, que incluem calça, bermuda ou short saia e casaco.

VAGAS EM CRECHES 

Desde 2017 já foram contabilizadas mais de 400 novas vagas nas creches municipais, nos períodos integral e parcial. Atualmente, a rede pública municipal de ensino atende mais de 14 mil alunos em 63 unidades. Destas unidades, o município conta com 20 creches, sendo que este número subirá para 21, com a inauguração da unidade de Mauá. A Prefeitura de Resende já entregou 16 unidades de ensino totalmente reformadas pelo Programa Revitaliza Resende.

 

Deixe um Comentário