AGULHAS NEGRAS
O acesso à região de Visconde de Mauá tem fluxo de trânsito livre pela Serra do Eme, o trajeto pela RJ-161 a partir da zona urbana de Resende. Em virtude o feriado prolongado da Paixão de Cristo, celebrando nesta sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Resende manterá a estrada sem o sistema de fluxo em horário controlado ou no sistema siga e pare. A rota alternativa de acesso à Mauá, Maringá e Maromba foi aberta para o tráfego de veículos, sem restrições desde o fim da tarde de quarta-feira, dia 28.
Desta forma, o acesso de turistas para diversos destinos, como Mauá, Rio Preto, Maringá e Maromba, por exemplo, é livre até domingo de Páscoa, dia 1º de abril. Para garantir a circulação de veículos no local com segurança, a Prefeitura de Resende realizou diversas intervenções na estrada, que está em boas condições e preparada para receber um grande fluxo de carros.
No dia 2 de abril, a estrada volta a funcionar no sistema ‘siga e pare’, porém sem interdições. A medida visa facilitar a circulação de veículos na estrada, já que muitos turistas deixam para descer a serra no dia seguinte ao domingo de Páscoa. A partir de terça-feira, dia 3, no entanto, a RJ-161 volta a ficar parcialmente interditada, das 8h às 11h e das 13h às 17h, para serviços de manutenção. “Depois de um trabalho intenso, a Serra do Eme, está em ótimas condições para receber turistas e moradores, que poderão trafegar pela via com total segurança durante este feriadão. Esta sempre foi a nossa principal preocupação, por isso trabalhamos de forma ininterrupta no local nos últimos dias”, frisa o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural entre outros serviços na estrada, foi realizado o alargamento da pista e a colocação de escória fina em alguns pontos, assim como a retirada de barrancos que ainda corriam o risco de ceder.
COLETIVOS
O serviço de transporte coletivo seguirá para Visconde de Mauá através da RJ-161. Confira os horários da Linha 320 (Rodoviária-Visconde de Mauá): de segunda a quinta-feira – saída de Mauá: 6h e 17h e saída de Resende: 11h e 19h; sexta e sábado (sexta com siga e pare, sábado sem restrições): saída de Mauá: 6h; 10h30min; 17h e saída de Resende: 8h30; 13h40min; 19h. Domingos e feriados (trânsito liberado sem restrições): saída de Mauá: 6h e 17h e saída de Resende: 8h e 19h.
A linha 321 (Resende-Rio Preto): segunda a sexta (2ª a 5ª com interdições; sexta com siga e pare): saída de Rio Preto: 6h30 e saída de Resende: 17h.
OBRAS NA SERRINHA
A Estrada Joaquim Criminal, localizada na Serrinha do Alambari, um dos principais pontos turísticos do município, danificada pelas enxurradas durante os temporais do início deste mês, recebe melhorias no nivelamento do piso e a aplicação de escória e terra visando a estabilidade do solo.