RESENDE
O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco, já conta com um Centro de Hidratação para possíveis pacientes com casos graves de dengue. A nova iniciativa foi implantada pela Prefeitura de Resende, na terça-feira, dia 9, por meio de uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O espaço conta com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico. Vale destacar que, no final do ano de 2023, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve na unidade hospitalar para avaliação e validação de medidas para a implantação do centro.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, explicou que no Centro de Hidratação, o paciente que estiver com os sintomas da dengue passará por uma consulta pelo médico, além de realizar todos os exames necessários e receber a medicação correta para o tratamento. “Infelizmente, o aumento no número de casos de dengue é uma realidade em todo o Estado. Porém, a Prefeitura de Resende realiza medidas como essa para oferecer um tratamento aos pacientes com dengue, mais eficaz e com a qualidade que necessitam”, destacou Jayme.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE
De acordo com a Prefeitura de Resende ações de prevenção e combate à dengue estão sendo realizadas no município. Quando existe caso suspeito ou confirmado de dengue são realizadas ações de bloqueio com visita às residências próximas, visita intersetorial nos canais e córregos da cidade, controle químico, distribuição de telas para caixas d’água, monitoramento dos pontos estratégicos, realização de checklist pelos Agentes Comunitários de Saúde, entre outras.
Além de mutirões de retirada de entulhos e serviços de capina e roçada nas ruas de Resende. As equipes atuam durante o dia e à noite, com a utilização de máquinas e veículos pesados. Nesta ação, são retirados o acúmulo de lixos e entulhos das ruas e espaços públicos, que geram transtornos como surgimento de animais peçonhentos e principalmente o mosquito que transmite a dengue.