RESENDE
Nos últimos oito anos da atual gestão municipal, a Guarda Civil Municipal (GCM) passou por significativas melhorias. Nesse período, houve aumento do efetivo, com a convocação de 100% dos agentes aprovados no concurso de 2016, incluindo o excedente. O concurso previa 60 vagas, mas foram chamados 40 agentes adicionais, totalizando 100 novos guardas. A corporação também foi equipada com coletes balísticos e ofereceu cursos de capacitação em áreas como trânsito, ronda escolar e Lei Maria da Penha. Além disso, os agentes receberam material esportivo e 13 novos veículos, e foram criadas a GM Team e a equipe de Jiu-Jitsu. Em 2024, foi assinado o convênio Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, garantindo o porte de arma para os agentes da GCM.
Ao longo desses anos, a Guarda Civil Municipal também ganhou duas novas bases, sendo uma em Engenheiro Passos e outra na Área de Exposições. Ainda em Resende, foi implementado um decreto regulamentando a aplicação da Lei Maria da Penha, com uma viatura e uma dupla de agentes especializados no grupamento Maria da Penha.
A Prefeitura também firmou parcerias com as polícias Civil e Militar para revitalizar unidades como o posto da Polícia Militar da Vicentina, o 37º Batalhão da Polícia Militar e a 89ª DP. Essas reformas contaram com a mão de obra de apenados em regime semiaberto da Casa de Custódia de Bulhões, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Fundação Santa Cabrini.
Pensando na segurança pública, a prefeitura iniciou em 2024 a construção da nova Central de Videomonitoramento, localizada no bairro Morada da Colina. O projeto prevê a instalação de 500 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial em locais estratégicos, ampliando a vigilância e a segurança na cidade.
Outro destaque de 2024 é o início do programa Segurança Presente, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Resende. O programa reforça a segurança com patrulhamento realizado por policiais a pé, em viaturas e motos, aumentando a sensação de segurança entre os moradores.
“Sabemos que a Segurança Pública é um dever do Estado, porém a gestão municipal pode e deve promover medidas que garantam a segurança e o direito de ir e vir da população. Nestes 8 anos, a Guarda Civil Municipal recebeu melhorias e ações que contribuíram para o funcionamento e desenvolvimento do município. Sabemos também que o município enfrentou problemas nos últimos anos, mas sempre tivemos importantes parcerias com as polícias Civil e Militar do Estado para auxiliar na luta contra o crime. Esta medida integra o pacote de iniciativas voltadas para a segurança que conta com novas viaturas”, destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.