Será enterrado logo mais, às 9 horas, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, o corpo do ex-prefeito Noel de Oliveira, de 88 anos. Ele morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 15, de falência múltipla dos órgãos em um hospital particular da cidade onde estava internado desde a semana passada após sofrer uma queda em sua casa no bairro Liberdade. O político era viúvo, sua mulher, dona Ruth, morreu em janeiro deste ano vítima de complicações decorrentes de um câncer de mama. Ele deixa quatro filhos e seis netos.
O corpo foi velado durante todo o dia de ontem, no Ginásio do Colégio Santa Ângela no bairro Lavapés. Desde as primeiras horas do dia o local recebeu centenas de políticos, servidores da prefeitura e anônimos compareceram ao velório para se despedir do ex-prefeito. Partidos, personalidades da política e entidades enviaram coroas de flores para prestar as homenagens ao ex-prefeito.
Pelas redes sociais muitas personalidades da política se manifestaram sobre a morte Em uma rede social, o ex-prefeito José Rechuan, que teve Noel como seu vice, nos seus dois mandatos (2009-2012 e 2013 – 2016), destacou quanto “a experiência, sabedoria e honestidade de Oliveira foram fundamentais para o desenvolvimento de Resende”. Rechuan destacou ainda que não considerava Noel seu vice. “Ao meu lado e também foi prefeito e me ajudou a governar esta cidade. Por isso afirmo que Noel de Oliveira teve três mandatos como prefeito e eu tive o privilégio de tê-lo em dois deles. E ele estará sempre nos corações de toda gente de nossa terra”, afirmou.
A esposa de Rechuan, a deputada estadual Ana Paula (PMDB) divulgou uma nota de pesar dizendo que “com imenso pesar, recebeu a notícia do falecimento do nosso amigo Noel de Oliveira. Um dos maiores políticos da história de Resende e de todo Sul Fluminense. Noel com seu jeito especial, cativou e liderou gerações, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade e de toda região da Agulhas Negras. Com um amor gigante pelo município – mesmo com o avançar da idade – trabalhava todos os dias, colocando sua experiência para contribuir com a gestão do prefeito Rechuan. Me solidarizo com os familiares e amigos deste grande resendense”, diz em nota.
O PMDB foi o último partido de Noel Oliveira que chegou a se candidatar a vereador nas eleições do ano passado, mas abriu mão para se dedicar a candidatura do neto Guilherme pelo PDT. Por telefone o presidente do PMDB em Resende, Edson Lima, destacou que vida é cheia de coincidências e não podia ser diferente com Noel de Oliveira já que o ex-prefeito faleceu justamente no dia da Democracia. “Ele que sempre dedicou sua vida ao trabalho em prol de seu povo, sua trajetória política sempre pautada pela ética, pela honestidade e austeridade no gasto do dinheiro público. Nunca teve seu nome maculado por nenhuma denúncia de irregularidades ou desvio de conduta. Sempre foi e será exemplo para todos, seja na política ou como pai de família. Temos a honra de ter sido o PMDB o último partido em que este grande homem foi filiado. Descanse em paz seu Noel”, desejou o presidente.
Presente ao velório, o ex-prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre, lembrou que conheceu Noel de Oliveira em 1973 quando o político era vereador. “Ele sempre se mostrou um grande líder e um espelho para qualquer político pela sua conduta sempre pé no chão e pensando nos mais carentes”, disse Alexandre.
VIDA POLÍTICA
O resendense Noel de Oliveira, também chamado de “Seu Noel” ou “Noelzinho” nasceu numa família de comerciantes. Foi prefeito (1983-1988), vereador (1955-1962), deputado estadual (1977-1979), deputado federal (1995-1999) e vice-prefeito (2008-2016). Como político sempre se destacou pelo contato direto com a população nas ruas mesmo quando prefeito. Nesse cargo se dedicou a melhorar a infraestrutura de saneamento e saúde da cidade com a construção de boa parte dos postos de saúde existentes hoje no município.
Para o neto, Guilherme o avô será lembrado pela simplicidade, honestidade e pelo gosto por um bom papo. “Quando ele pedia para levá-lo a algum lugar eu já sabia que ia demorar porque ele parava para conversar com todo mundo”, brincou o neto. “Tenho muita gratidão por ele. E acredito que a população de Resende também tem essa gratidão por este homem simples que sempre trabalho com honestidade para tentar ajudar a quem mais precisava”, finalizou.
LUTO
A Prefeitura de Resende decretou luto oficial por três dias no município em razão do falecimento do ex-prefeito, Noel de Oliveira. O prefeito Diogo Balieiro Diniz, lamentou profundamente a morte do ex-prefeito. “O Noel de Oliveira era, e continuará sendo, uma referência para todos nós, homens públicos, cidadãos e pais de família, pois sempre pautou vida pela honestidade, pelo respeito e pela coerência. Sua vida pública é um exemplo para todos nós. Sem dúvida é uma perda irreparável, que deixa o cenário político regional mais pobre”, disse o prefeito.
O prefeito de Itatiaia Eduardo Guedes também decretou luto oficial pelo falecimento de Noel de Oliveira. Durante o período de luto, a bandeira do município ficará hasteada a meio mastro. “Foi com profundo pesar que recebemos hoje pela manhã a notícia do falecimento do ex-prefeito de Resende, Noel de Oliveira. Sem dúvida nenhuma, a região perde hoje uma figura política muito importante. Neste momento de dor, ofereço minhas condolências e peço que Deus dê conforto a toda família”, comentou Dudu.