Resende é uma das únicas cidades do estado a ter a melhor atenção primária  

0

 RESENDE

O município alcançou, com apenas mais outro, o melhor resultado em atenção primária, entre as 92 cidades em uma avaliação da Secretaria Estadual de Saúde. Esse resultado do segundo quadrimestre deste ano foi publicado na última semana. Ele apontou que Resende e outra cidade alcançaram meta máxima, entre os nove indicadores avaliados. Resende será contemplada, como consequência do resultado obtido, com um repasse de verbas para melhoria dos serviços prestados nas unidades. A verba é viabilizada pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).

Os indicadores avaliam números relacionados a consultas médicas, consultas de enfermagem, exames citopatológicos, nascimentos cujas mães fizeram sete ou mais consultas de pré-natal, vacinas pentavalente para menores de um ano, acompanhamentos das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família, entre outros.  “Estamos olhando para as unidades de saúde de caráter emergencial, mas sem esquecer da Atenção Básica em Saúde, que é fundamental para a prevenção e manutenção de muitos aspectos da saúde da população. Quanto mais a Atenção Básica for valorizada e trabalhada para desempenhar o seu papel com excelência, menos pessoas vão precisar das unidades de emergência. Cada vez mais Resende se consolida como referência no estado e no país em saúde. Queremos melhorar cada vez mais”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM).

O prefeito lembrou que a análise de desempenho das cidades avalia a Estratégia Saúde da Família e busca identificar quais cidades atendem as diretrizes de incentivo a esse modelo. Os critérios adotados para analisar a Estratégia Saúde da Família são o apoio à manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, de Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e de Consultórios na Rua, além do fomento a qualidade do serviço prestado.

A superintendente municipal de Atenção Básica, Cácia Osório, destacou que essa conquista de Resende foi obtida através de muito empenho e trabalho da equipe. “Para ter uma ideia sobre o cenário com o qual lidamos e sobre a importância desse resultado, apenas quatro municípios do estado alcançaram o total de oito indicadores. Resende e mais um município foram os únicos a alcançar nove e lideram esse ranking. É uma resposta significativa de que estamos no caminho certo”, explicou.

ENCONTRO COM BOLSONARO

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro se reuniu sexta e sábado, dias 29 e 30 de novembro, com o presidente da República Jair Bolsonaro, durante sua ida a Resende para dois eventos, na INB – Indústrias Nucleares do Brasil – e na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), respectivamente. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre vários assuntos, entre eles, sobre a importância de obras na Rodovia Presidente Dutra, que precisa de um viaduto na altura do Acesso Oeste e uma terceira faixa na altura do Polo Industrial. Ele se mostrou disposto a ajudar e deixou claro o carinho por Resende e a vontade de ajudar nosso município”, citou o prefeito, completando que conversou também com ministros, em especial, com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, o General Ramos, que morou durante muitos anos em Resende.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !