Resende é o primeiro município da região das Agulhas Negras a iniciar a vacinação de crianças

0

AGULHAS NEGRAS

Resende é o primeiro município da Região das Agulhas Negras, formada também pelas cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis, a iniciar a vacinação de crianças de cinco a 11anos contra a Covid-19. A imunização está acontecendo nas cidades de acordo com a chegada das doses da vacina pediátrica da Pfizer, que tem a tampa e o rótulo de cor laranja, diferente da vacina de adultos, que são roxos. O intervalo entre as doses é de, no mínimo, oito semanas.

Nesta segunda-feira, dia 17, crianças com deficiência permanente ou com comorbidade já começaram a ser imunizadas em Resende. A vacinação acontece das 13 às 16 horas, na Policlínica Cidade Alegria; ESF Liberdade, ESF Paraíso, ESF Jardim Beira Rio e Centro Municipal de Imunização no Posto do Estado, no Centro Histórico da cidade.

Para receber a aplicação, é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança, o laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, CPF da criança, comprovante de residência, cartão do SUS da criança (se possuir) e ter um intervalo de 15 dias com outras vacinas. Além disso, os pais ou responsáveis devem estar presentes. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, que pode ser encontrado nas unidades de saúde.

As crianças que estiverem infectadas com a doença, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a vacina. “Com a chegada das novas doses, conseguimos avançar com a vacinação do público infantil e assim alcançar um maior número de vacinados no município. Conforme novas entregas forem realizadas, conseguiremos avançar para novos grupos”, disse o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande.

Já em Itatiaia, a vacinação das crianças terá início nesta terça-feira, dia 18. De acordo com o Comitê de Emergência contra Covid-19 de Itatiaia, foram enviadas 183 doses nesse primeiro lote. O Comitê informa ainda que todas as crianças deverão ser vacinadas em companhia dos responsáveis, e que não há necessidade de prescrição médica, bem como documento de autorização para a vacinação.

O secretário de Saúde de Itatiaia, Leandro Oliveira, disse que a previsão é de que crianças sem comorbidades ou deficiências permanentes começarão a ser vacinadas a partir de fevereiro. “O município de Itatiaia espera vacinar 3.277 crianças nas próximas semanas, de acordo com o fornecimento de vacinas pelo Estado”, informou Oliveira.

Os municípios de Porto Real e Quatis vão dar início na imunização das crianças a partir desta quarta-feira, dia 19. A prefeitura informa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que é necessário apresentar um laudo emitido pelo médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

A campanha acontece das 8h30min às 17 horas, em todas as USFs do município. “Esse é um momento muito esperado e os profissionais de Saúde estão preparados para atender a população. É importante ressaltar que no momento da vacinação os responsáveis devem estar presentes, e ainda, o cartão de vacinação e do SUS devem estar em mãos”, explica o prefeito Alexandre Serfiotis.

Enquanto que a Prefeitura de Quatis, realiza nesta quarta e sexta-feira, 19 e 21, a vacinação contra Covid-19 para crianças. A vacinação acontecerá das 9 às 14 horas, na Casa da Criança, no Centro da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os responsáveis devem comparecer ao local de vacinação para realizar o agendamento da vacina até terça-feira, dia 18, levando RG, CPF, comprovante de residência e documento (laudo ou receita) que comprove a condição clínica da criança.

No último dia 15, a Secretaria de Saúde recebeu uma remessa de 90 doses do imunizante.

Deixe um Comentário