Resende e Itatiaia iniciam vacinação contra VSR para gestantes a partir da 28ª semana

Imunização gratuita pelo SUS protege bebês contra bronquiolite e pneumonia ainda na gestação

Por Cyntia Freitas
46.cf.res.cidades.resende e itatiaia iniciam vacinação.1.vacina.divulgaÇÃopmi

RESENDE/ITATIAIA

Gestantes a partir da 28ª semana de gestação já podem se vacinar contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nos municípios de Resende e Itatiaia. A iniciativa integra as ações preventivas do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo ampliar a proteção de mães e bebês ainda durante o período gestacional, reduzindo riscos de complicações respiratórias graves nos recém-nascidos, como bronquiolite e pneumonia.

A Prefeitura de Resende, iniciou a vacinação na rede municipal de saúde como parte da estratégia de fortalecimento da saúde materno-infantil. A aplicação da vacina contra o VSR está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (PSFs), no Centro Municipal de Imunização, nas policlínicas do Manejo e da Cidade Alegria, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. As gestantes também podem se vacinar na Clínica da Família, das 8 às 20 horas, e na sala de vacinação do Resende Shopping, que funciona aos sábados e feriados, do meio-dia às 18 horas.

A vacina é aplicada em dose única a cada gestação e tem como principal benefício a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, protegendo-o nos primeiros meses de vida.

O secretário municipal de Saúde de Resende, o médico, Ricardo Graciosa, ressaltou a importância da ação. “A vacinação das gestantes representa um avanço expressivo na prevenção das doenças respiratórias graves nos primeiros meses de vida dos bebês. Estamos mobilizados para assegurar que todas as gestantes sejam imunizadas, ampliando a segurança da nossa população infantil”, afirmou Graciosa.

46.cf.res.cidades.resende e itatiaia iniciam vacinação.2.imunizaÇÃo.divulgaÇÃopmi

Imunização é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde – Divulgação PMI

Em Itatiaia, a imunização pode ser realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro onde a gestante reside, das 8 às 16 horas, em dias úteis, ou no Centro Municipal de Imunização, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, sem intervalo para almoço.

A secretária de Saúde de Itatiaia, Giane Gioia, destacou o impacto positivo da campanha na redução de internações de bebês. “Mais uma importante proteção às gestantes do município, que está disponível no SUS. A vacina contra o VSR busca reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos e evitar hospitalizações. Por isso, é fundamental que as futuras mamães se vacinem e protejam seus bebês ainda durante a gestação”, afirmou Giane.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de comprovante da gestação que indique a semana gestacional.

Ministério da Saúde alerta sobre importância da imunização

Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Em 2025, até o mês de novembro, o Brasil registrou mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus, com maior incidência em bebês e crianças pequenas. Estudos clínicos indicam que a vacinação materna pode reduzir em mais de 80% os casos graves da doença nos primeiros três meses de vida.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos