Resende gerou mais de dois mil postos de trabalho no último biênio

0

RESENDE

Resende encerrou o ano de 2018 pela segunda vez consecutiva com saldo positivo na geração de empregos, segundo dados do Ministério da Economia. A cidade acumula entre 2017 e 2018 o total de 2.276 novos postos de trabalho. Em 2017, Resende gerou 1.882 empregos, quando se tornou a cidade que mais gerou empregos no estado do Rio.

E no ano passado ficou com um saldo positivo de 394 novas vagas abertas. Os destaques foram os setores de Comércio e Serviços, com 182 e 451 vagas abertas respectivamente. Segundo os últimos balanços do Ministério da Economia, Resende conta com quase 36 mil pessoas ocupadas em empregos formais, sendo que desta força de trabalho 20.541 e 15.235 são mulheres.

Ao menos 1.300 trabalhadores foram recolocados no mercado de trabalho através do Sine Resende em 2018. Para que isso acontecesse, a unidade ampliou o raio de ação com a implantação de um serviço itinerante. E durante todo o ano, empresários realizaram entrevistas e processos de seleção em parceria com o sistema de Intermediação de Mão de Obra (IMO) do Sine, que é um programa do Ministério da Economia gerenciado em parceria com o Governo do Estado e Município.

ALVARÁS

Além disso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo bateu a marca de 2.019 pedidos de alvarás analisados para OS Microempreendedores Individuais (MEI) e para Microempresas (ME). Ao todo, foram emitidos 1.200 novos documentos de funcionamento e houve ainda espaço para uma novidade.

Em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, foi implantado o serviço de alvará on-line para microempresa, através do qual foram liberados 24 documentos totalmente por meio digital. “Esse trabalho foi ao encontro de outra ação importante, que foi a implantação da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae. Através deste programa, mais de oito mil pessoas foram atendidas ao longo de 2018, com mais de 900 aberturas de processos com pedidos de alvarás de Microempreendedor Individual”, afirma o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz.

Deixe um Comentário