RESENDE
A população já pode contar com um local para descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas. Agora, os moradores podem desfazer-se destes materiais, que despejados incorretamente podem causar danos ao meio ambiente, em um local apropriado e seguro. A Prefeitura montou um Ecoponto com recipientes para depositar estes resíduos. Para isso, basta deixar no Ecoponto localizado ao lado das dependências da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), no interior do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. No local foram instalados recipientes apropriados para depositar estes materiais. Mensalmente uma empresa especializada em descarte, recolhe o material para realizar a destinação correta e descontaminação do material.
O presidente da AMAR, Wilson Moura, informa que o local apropriado para o recolhimento destes resíduos só recebe materiais domésticos, ou seja, que são fruto de trocas de lâmpadas, pilhas e baterias nas residências. Ele explica ainda que no caso de pessoa jurídica, a unidade sugere que o responsável procure locais que atuem na realização de logística reversa, como exigem as leis de comercialização destes produtos. “Nossas bombonas ficam disponíveis todos os dias da semana, das 6 às 22 horas, que é o horário de funcionamento do Parque das Águas. A dinâmica funciona de uma maneira simples para que todos os envolvidos sejam beneficiados, que são os moradores e as empresas que recolhem os materiais. A única condição para o descarte de lâmpadas é que o morador não a jogue, para que o vidro não seja danificado”, explica Moura.
Segundo a Agência de Meio Ambiente de Resende, as pilhas e baterias são retiradas por empresas especialistas no descarte deste material. Já as lâmpadas, são encaminhadas ao Aterro Controlado, localizado em Bulhões, onde outra companhia vai até lá para realizar a descontaminação necessária.
LIXO ELETRÔNICO
Além do recipiente localizado ao lado da sede da AMAR, no ano passado a Prefeitura realizou o Dia D do descarte de lixo eletroeletrônico. O evento, que aconteceu no Parque das Águas, recolheu mais de 25 metros cúbicos de resíduos, que incluíram carcaças de computadores, televisores, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, além de pilhas, baterias, lâmpadas e celulares.
De acordo com a agência, existe um estudo para a realização de mais uma edição da iniciativa em 2019.