RESENDE
Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta quarta-feira, dia 5, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Macedo Miranda, a mais importante honraria concedida pelo município a artistas, grupos e instituições que se destacam na promoção das artes e na preservação da memória cultural resendense. O evento acontece às 19 horas, no Espaço Z, localizado no Centro da cidade, com entrada gratuita ao público.
De acordo com o secretário de Cultura, o vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson, o prêmio representa um gesto de reconhecimento e valorização do trabalho dos profissionais e agentes culturais da cidade. A premiação leva o nome de Macedo Miranda, importante figura da história resendense e incentivador das artes no município, sendo um marco anual de celebração e reconhecimento. “O Prêmio Macedo Miranda é uma forma de acarinhar nossos artistas, agradecendo a cada um deles por seu trabalho em prol da cultura de Resende. Criado em 1999, ele já foi concedido a mais de 170 artistas, grupos ou instituições em diversas áreas do fazer cultural”, destacou o secretário.
As categorias contempladas são: Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Cultura Popular, Artes Plásticas, Literatura, Fotografia, Educação e Cultura e Patrimônio Histórico e Memória — reconhecendo a amplitude e a diversidade da produção cultural resendense.
Entre os premiados deste ano, o fotógrafo Rodney Cortês, com 15 anos de atuação, foi o escolhido na categoria Fotografia. A Banda Avalon, formada apenas por mulheres, receberá o troféu na área de Música, enquanto o Grupo Pedra Sonora será homenageado pela contribuição à Cultura Popular. O engenheiro e ex-curador do patrimônio histórico do município, Sebastião Balieiro, será contemplado na categoria Patrimônio Histórico e Memória. Já na categoria Teatro, a homenageada será a professora Fernanda Simões, que atua na Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna. A produtora Lopes Mídia será reconhecida na área de Audiovisual.
A Associação Cultural Artemagia receberá o troféu pela contribuição à Dança, enquanto o artista plástico Jorge Vieira, que celebra 50 anos de carreira, será o premiado em Artes Visuais. Na categoria Literatura, o destaque é o livro “Reconstruídas”, organizado por Lucilene Lázaro.
Uma das novidades deste ano é o retorno da categoria Educação e Cultura, que homenageará o professor Makyl Angelo Xavier Mendes, reconhecido pelo trabalho de formação e incentivo à cultura no ambiente educacional.