Resende, Barra do Piraí e Valença são os únicos na região em bandeira laranja para Covid-19

0

SUL FLUMINENSE

O Estado do Rio de Janeiro completou nesta semana nove meses de vacinação contra o coronavírus, com mais de 20 milhões de doses aplicadas. A imunização já mostra resultados positivos, tendo pela primeira vez todas as regiões classificadas com bandeira amarela (risco baixo), segundo o Mapa de Risco da Covid-19, divulgado no último dia 15. Contudo, dos 92 municípios do Estado, cinco municípios seguem em bandeira Laranja, desses, três são da Região Sul Fluminense, sendo Resende, Barra do Piraí e Valença. Os outros são Magé e Macaé.

A penúltima atualização da SES, que é feita semanalmente, apontava 23 municípios ainda em bandeira laranja. Nesta ocasião, Volta Redonda e Angra dos Reis eram os únicos municípios da região que estavam em risco moderado, tendo melhorado para a bandeira amarela na nova atualização, do dia 15. Nesta sexta-feira, dia 22, uma nova atualização deve ser divulgada e poderá mudar as classificações.

Segundo aponta a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o mapa individual dos municípios segue os mesmos critérios de classificação já utilizados no mapa de risco do Estado. No entanto, a avaliação final da situação de cada localidade cabe às prefeituras e Secretariais Municipais de Saúde, considerando sua capacidade de resposta a um possível quadro de agravamento da pandemia. E, por isso, algumas localidades podem trabalhar com diferentes indicadores, classificações e coloração de bandeiras.

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos dos municípios, publicados até a divulgação desta matéria, o número de pessoas internadas é baixo. Em Resende são 17.936 casos confirmados de Covid-19, com 55 casos ativos e 51 suspeitos em isolamento. Outros 145 estão aguardando resultados. A prefeitura informou que na rede pública não há nenhuma pessoa internada.

Já em Valença, são 7.510 casos confirmados, com 165 casos de vírus ativos e 13 aguardam resultados dos exames. A cidade tem um total de seis pessoas internadas, sendo um confirmado e outros cinco suspeitos. Apenas uma pessoas está na UTI. E em Barra do Piraí são 6.783 pessoas confirmadas, sendo 339 casos ativos. Cinco pessoas estão internadas na cidade, sendo dois confirmados no leito clínico e um na UTI. Os dois suspeitos também estão em leito clínico. São 334 pessoas em isolamento domiciliar.

QUEDA NOS NÚMEROS

Em 19 de abril deste ano o Brasil registrou a maior média móvel de morte por Covid, chegando a três mil óbitos diários. Nesta semana, fizeram seis meses após o ápice com boas perspectivas. Segundo o Ministério da Saúde, a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho. O painel de vacinação do Ministério da Saúde mostra que mais de 108 milhões de brasileiros já cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa população corresponde a 68% do público-alvo da campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI).