Resende anuncia atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

0

RESENDE

A Prefeitura de Resende promoverá diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Os eventos comemorativos abordam temas como empoderamento feminino e desafios do universo da mulher durante o “Março Lilás”, mês dedicado à prevenção do câncer do colo de útero. O cronograma inclui atrativos que vão desde informações e homenagens até a prática de exercícios físicos.

Nesta sexta-feira, dia 6, o pátio do Centro Administrativo da Beira-Rio, na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, será palco de uma grande ação voltada para as servidoras e usuárias dos serviços, em alusão ao Dia da Mulher. Entre 14 e 17 horas, serão disponibilizados gratuitamente os seguintes serviços: aferição de pressão arterial; aula sobre técnicas de amarração de turbantes; shiatsu; reflexologia; esmaltagem; e orientações do Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher), que faz o acompanhamento psicossocial de mulheres acometidas por violência de gênero, entre outros. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Coordenadoria da Mulher.

Ainda no dia 6, a Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Alegria oferecerá palestras relacionadas aos seguintes assuntos: Ansiedade; Empoderamento Feminino; e Orientações sobre Saúde Alimentar. O evento desenvolvido pela Secretaria de Saúde, que também faz parte da campanha “Março Lilás – Tempo de Cuidar de Você”, acontecerá das 8h ao meio-dia, no posto localizado na Rua das Violetas, na Cidade Alegria. As atividades são abertas ao público. Vale lembrar que a campanha “Março Lilás” visa conscientizar as mulheres sobre a importância de estar em dia com o exame preventivo conhecido como Papanicolau, que pode diagnosticar precocemente o câncer de colo uterino. Este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Já no dia 7 de março, sábado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será promovida a Corrida Noturna, com largada às 19h30, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, situada na Rua Construtor Clemente Barbosa, no bairro Jardim Aliança II. Paralelamente à “Corrida Noturna”, haverá ‘Corrinha Kids’ e aulão de zumba no local. 

No dia 11, quarta-feira, várias mulheres serão homenageadas pela Prefeitura de Resende, por meio da Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, no Espaço Z, na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro. O evento com a temática “Desconstruindo Paradigmas Profissionais” começará às 18h30min. Dentre as homenageadas, receberão certificados: cinco cadetes femininas da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), nascidas em Resende; as 10 primeiras agentes da Guarda Civil Municipal de Resende, da turma de 1992; duas professoras surdas; e motoristas de ônibus. O objetivo é destacar o protagonismo das agraciadas em áreas diversas, visibilizando as efetivas conquistas de políticas públicas para mulheres no município.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Balieiro, frisou a importância da valorização da mulher na sociedade, considerando aquelas destaques que romperam paradigmas ao ocupar espaços laborais diversos. “A programação do Dia Internacional da Mulher está bem variada. O intuito é oportunizar debates sobre os grandes desafios enfrentados pelas mulheres, além de oferecer serviços como cuidados com a saúde e beleza. No Espaço Z, por exemplo, será um momento de reflexão sobre o mercado de trabalho para as mulheres, com a homenagem às representantes femininas que contribuíram para efetivar as lutas e conquistas trabalhistas. O empoderamento feminino é uma das pautas dos eventos promovidos este ano, pelo governo municipal”, reforça.

error: Conteúdo protegido !