Resende amplia rede de assistência social: prevenção e tratamento

0

RESENDE

A Prefeitura de Resende conta atualmente com uma das redes de assistência social mais completas dentro do possível dentro do serviço público. Os projetos e ações tiveram um avanço significativo em 2019, graças a inauguração do Abrigo Noturno para a população em situação de rua e da abertura de mais um Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) no bairro Parque Minas Gerais.

O abrigo noturno fica no Centro, próximo da Igreja Matriz, e conta com um diferencial: há espaço para os acolhidos deixarem os cães. Inaugurada no meio do ano, a unidade vem se destacando no trabalho com essa parcela mais vulnerável da população, inclusive com a inserção de alguns assistidos no mercado de trabalho. No local, as pessoas em situação de rua podem repousar com segurança durante a noite, contando com alimentação e acompanhamento profissional para encontrar alternativas de reestruturar a própria vida.

A cidade de Resende tem também um Centro POP para cuidar das pessoas em situação de rua, que foi considerado uma referência para as demais cidades fluminenses. O local oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde em atendimento intermediário.

CRAS MINAS GERAIS

Também no meio do ano, a Prefeitura inaugurou mais um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no município. A nova unidade fica no bairro Parque Minas Gerais e atende 1,2 mil famílias. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o CRAS tem objetivo de facilitar o atendimento das famílias que já residiam na região do Parque Minas Gerais e da Fazenda da Barra III, ou aquelas que se mudaram para lá no final de 2016, após a entrega dos condomínios habitacionais Gardênia Tulipa.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

Os três Centros de Convivência dos Idosos (CCIs) – da Cidade Alegria, do Tobogã e do Paraíso – passaram por um amplo processo de reforma e modernização. As unidades aguardavam há mais de uma década pelos serviços, que foram feitos nos últimos dois anos. Nos locais, são oferecidas aulas do coral, oficinas, alongamento, ginástica, entre outras atividades para idosos inscritos nos programas da Prefeitura.

SELO MAIS MULHER

Em Março de 2019, a Prefeitura de Resende foi contemplada com o “Selo Mais Mulher”. Somente 17 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro receberam esse certificado, que reconhece a promoção de ações e políticas públicas efetivas na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. O selo foi lançado Governo do Estado do Rio para reconhecer boas práticas neste sentido.

INCLUSÃO SOCIAL

A inclusão social também segue forte nas ações do governo municipal, que teve um dos pontos altos com a implantação de brinquedos adaptados em parques públicos. A primeira área de lazer a ser contemplada será o Parque Tobogã, situado no bairro Vila Julieta, conhecido como Alvorada. O segundo destino já programado é o Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco. Com a iniciativa da atual gestão, o município ganha posição pioneira na instalação do kit inclusivo, composto por gangorra, skate, balanço e tirolesa, na região.

RESENDE CIDADÃ GANHA ESPAÇO

A ação social “Resende Cidadã” chegou a sua 7ª edição, oferecendo serviços gratuitos à população de diversos bairros da cidade. Em geral, o cronograma inclui orientação jurídica, emissão gratuita de certidões e carteiras de identidade, incentivo à leitura, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações e campanhas de saúde ou contra a violência doméstica, além de atividades para as crianças.

Deixe um Comentário