RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, alerta que o período de pré-matrícula para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (3º ao 9º ano) e EJA termina no próximo dia 5 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas secretarias das unidades escolares da rede municipal, e a pasta reforça a importância de que pais, responsáveis e candidatos não deixem o prazo final passar para garantir participação na primeira etapa do processo.
A Secretaria Municipal de Educação reforça que a pré-matrícula não garante a vaga, cuja confirmação só ocorrerá em janeiro de 2026. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos.

Documentos completos são exigidos para confirmar o cadastro do aluno – Raimundo Brasil/PMR
A secretária de Educação do município, Rosa Frech, reforçou a importância do compromisso das famílias. “Aproveitamos para alertar os responsáveis sobre a importância de respeitar os prazos. A rede municipal está se preparando para receber os alunos com cuidado e dedicação”, afirmou Rosa.
As matrículas para unidades que oferecem Creche são realizadas de forma contínua durante todo o ano. Já o prazo para Educação Infantil (Pré-Escola) e Ensino Fundamental I (1º e 2º ano) encerrou no dia 28 de novembro. Quem perdeu a inscrição deverá retornar à escola em janeiro de 2026 para verificar a disponibilidade de vagas. A lista das escolas que oferecem vagas para Fundamental II e EJA está disponível no site da Prefeitura de Resende.
Inscrições
Para realizar o atendimento, é necessário apresentar originais e cópias de documentos como RG e CPF do aluno e do responsável, certidão de nascimento ou casamento, caderneta de vacinação atualizada, comprovante de residência, cartão do SUS (quando houver) e declaração ou histórico escolar.
Também é obrigatória, quando aplicável, a apresentação de declaração de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades; documento que comprove a necessidade de Atendimento Educacional Especializado; Carteira de Trabalho ou comprovante profissional para vagas em creche; além do NIS para beneficiários do Bolsa Família.