Resende Águas Abertas

0

Oi pessoal!

Na coluna dessa semana vou contar um pouco sobre a equipe Resende Águas Abertas (RAA) um dos times de maratona aquática que mais trazem vitórias para a nossa cidade.

A equipe foi idealizada pelo atleta, técnico, árbitro de Maratona Aquática e meu amigo Artur Pedroza e sua esposa, jornalista, árbitra e atual coordenadora do RAA, Luciana Moreira Ferreira. Durante os muitos anos em que participaram de competições de Maratonas Aquáticas no Brasil e até na Europa, os dois tiveram a ideia de criar um grupo de natação em águas abertas para participar das competições, mas não só isso, o objetivo principal era realizar tudo com o espírito da solidariedade, lealdade, superação, coragem e amizade.

Em janeiro de 2015, Pedroza e mais três atletas que já faziam provas de águas abertas se reuniram com o então secretário de esportes de Resende, que deu apoio. Assim foi criado o grupo. Em sua primeira competição, o RAA teve seis competidores, na segunda 13 e atualmente o grupo conta com cerca de 100 atletas, com idades entre quatro e 65 anos.

Nestes quatro anos e meio de existência, o grupo já participou de cerca de 70 competições, promoveu clínicas, workshops e realizou eventos com a participação de pessoas não só de Resende, como de outras cidades e estados do país. O RAA também leva crianças para participar das provas destinadas a elas, como a Talentos do Futuro do Circuito Maratona Aquática Sem Fronteira (MASF) estimulando a prática de atividade física desde cedo.

Em 2017, os professores do RAA iniciaram um projeto pioneiro e gratuito, o RAA Anfíbios. Todas as segundas-feiras há aulas para os atletas do RAA e suas famílias no Parque das Águas, visando às corridas das provas de águas abertas (largadas, chegadas e saídas da água no meio da prova), bem como preparação para provas de aquathlon e corridas em geral.

Além da quantidade expressiva de competições que o Resende Águas Abertas participa, os resultados também são excelentes, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade de pessoas que participam.

O RAA já é um caso de sucesso na cidade de Resende, já tendo alcançado praticamente todos seus objetivos, como atrair mais nadadores para a prática de natação em águas abertas; divulgar e desenvolver a modalidade na nossa cidade; socialização entre participantes; promover a integração e a troca de experiências e conhecimentos entre atletas e profissionais de Educação Física.

A equipe não tem uma sede fixa, os seus técnicos dão aulas em diversos clubes de Resende. Para participar da equipe, basta entrar em contato pelo Instagram @resendeaguasabertas! Espero que a equipe continue crescendo e atraindo mais atletas para modalidade!

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !