ITATIAIA
Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe – Itatiaia) e do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Itatiaia decidiram manter o estado de greve do funcionalismo público até que a gestão municipal apresente uma contraproposta das reivindicações da categoria definidas em audiência pública realizada na manhã de segunda-feira, dia 12. Os dirigentes estiveram reunidos com o prefeito Irineu Nogueira, o vice-prefeito, Denilson Sampaio e secretários municipais, na sede da prefeitura, no bairro Vila Odete, para tratar de várias questões de interesse dos profissionais.
No dia 6, os profissionais realizaram uma paralisação de advertência. Eles alegam que a administração estaria descumprimento acordos firmados. Entre eles, regularização do pagamento no piso salarial dos funcionários, pagamento de licença prêmio, falta de merenda nas escolas municipais e materiais básicos para trabalhar, como giz, folha, caneta e sabonete.
Durante a audiência e segunda-feira, foram definidas quatro reivindicações prioritárias para os servidores. Entre elas, abono do dia da greve, aumento real dos vencimentos, ampliação para todos os funcionários e funcionárias do Auxílio Transporte e reajuste acima da inflação para o Cartão Alimentação. “Na audiência entendemos que vamos dar mais prazo para o governo, por isso vamos manter o Estado de Greve com mobilização para que o governo cumpra com os acordos firmados. Em julho, será realizada nova assembleia com a categoria para avaliar o andamento dos encaminhamentos acordados pelo governo e as melhorias das condições de trabalho e carência de Profissionais da Educação em especial, professores de Educação Infantil, auxiliares de Creche e Cuidadores”, avaliou o coordenador do Sepe-Itatiaia, Adriano dos Santos.
Santos explicou que ficou definido não haverá o corte de ponto dos servidores no dia da paralisação. Já sobre o aumento real dos vencimentos da categoria, de acordo com o Sepe-Itatiaia, o governo municipal reafirmou o compromisso de um novo reajuste para o segundo semestre, ainda sem mês e o percentual que será dado.
Outro ponto debatido na reunião diz respeito a ampliação do Auxílio Transporte para todo os funcionários públicos e reajuste acima da inflação para o Cartão Alimentação. “O governo disse que concluirá até dia 15 de julho um estudo de impacto financeiro e apresentação de uma proposta revendo os valores pagos atualmente para quem reside dentro e fora do município, bem como sobre o aumento real sobre o Cartão Alimentação. Até 30 de julho, a administração municipal disse que enviará os Projetos de Lei para a Câmara Municipal para serem analisados e aprovados pelos vereadores. Ainda sobre o cartão Alimentação, o governo apresentou uma proposta de que haverá uma ampliação sobre a possiblidade dele ser ampliado para a compra de medicamentos, ser uado em salões de beleza, entre outros segmentos do comércio de Itatiaia gerando maior renda, emprego e arrecadação municipal”, informou o coordenador do Sepe-Itatiaia, acrescentando que a Procuradoria Geral da Prefeitura fará avaliação jurídica para saber ser há algum impedimento legal sobre a criação da data base do Auxílio Transporte.
Já com relação a aprovação do Plano de Carreira dos Funcionários Públicos, Adriano disse que o prefeito Irineu Nogueira se comprometeu. Segundo Adriano, foi criado um grupo de trabalho formado por representantes da administração municipal e das direções dos Sindicatos que fará a primeira reunião no dia 26 de junho, às 9 horas.
Em nota, sobre esse tema, a prefeitura reafirmou sobre o grupo de trabalho criado para a elaboração do Plano de Cargos e Salários. “Nós queremos dialogar e dar voz aos servidores, trabalhando em prol da valorização de todos os profissionais. A reunião foi muito importante, pois junto com os representantes dos sindicatos, foi definida a formação de um grupo de trabalho para o início dos estudos e elaboração do plano de cargos. Já temos uma nova reunião agendada para o fim do mês e tenho certeza que vamos avançar. Também abordamos sobre os pedidos de melhorias, como aumento no cartão-alimentação e auxílio-transporte e já nos comprometemos a iniciar os estudos de viabilidade”, disse o prefeito, Irineu Nogueira.
A alimentação escolar também foi pauta. De acordo com o Sepe-Itatiaia, próprio prefeito Irineu Nogueira disse que fará visita as escolas e creches para verificar a situação.