ANGRA DOS REIS
Com apenas nove anos, o morador de Angra dos Reis John John Leite, já luta para melhorar a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD) na sociedade. John John é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e faz reportagens na Radio Escolafm, do Rio de Janeiro, para pedir por um turismo mais inclusivo com acessibilidade e diversidade. Agora com a grande repercussão dos seus vídeos, John John quer se tornar o Embaixador do Turismo Inclusivo em Angra dos Reis.
O pai, Wésley Augústo, explica que o convite para Jonh Jonh se tornar repórter surgiu após o diretor da Escolafm conhecer o menino. “Como o John John tem dificuldade na dicção ele teve ideia de fazer vídeos com desenhos animados e colocar voz, em um belo dia isso chegou até o locutor e diretor da rádio que o chamou para participar do mês Abril Azul do programa Sarauzinho. Depois disso ele foi efetivado e agora é repórter da Radio Escolafm. Como o carro chefe de Angra dos Reis é o turismo nós tivemos a ideia do John John mostrar os pontos que são importantes da cidade e que têm necessidade de uma maior acessibilidade, como as praias que faltam rampas, os restaurantes que não têm o cardápio em braille, entre outras iniciativas”, disse.
Com a repercussão dos vídeos de John John nas redes sociais e para ajudar ainda mais na inclusão de PCDs, o jovem quer se tornar o Embaixador do Turismo Inclusivo da cidade. “A ideia é chamar atenção do Poder Público e do setor privado para que eles possam construir mais acessibilidade para os turistas PCDs. É importante que ele seja porta-voz dessas pessoas que são consideradas invisíveis para sociedade e também para as famílias atípicas que muitas vezes em um passeio que era para ser agradável acaba se tornando estressante pela falta de acessibilidade”, disse, acrescentando que agora a família e o menino esperam essa nomeação como embaixador da cidade. Isso, segundo o pai, pode ocorrer por decisão do prefeito Fernando Jordão ou por meio de um projeto de lei do Legislativo. As duas ações estão sendo pleiteadas.