RESENDE
Um Centro Comunitário da Paz (Compaz) em Resende. Essa é a proposta de Renan Marassi (Republicanos), candidato a prefeito de Resende. O projeto é inspirado no modelo implantado em Recife.
O candidato visitou a capital pernambucana em junho e conheceu o funcionamento dos centros que se tornaram referência internacional no combate à criminalidade e na promoção de inclusão social. Em Recife, o Compaz foi reconhecido com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por ser uma das iniciativas que melhor contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pela excelência em serviço público.
Segundo Renan Marassi, esses centros oferecem uma série de serviços, como capacitação profissional, atividades esportivas, culturais, além de apoio jurídico e psicológico. A proposta de Renan é trazer esse modelo para Resende, com a instalação de dois polos, adaptados à realidade local, para fortalecer a cidadania e criar oportunidades nas áreas mais vulneráveis.
“A visita ao Compaz em Recife foi transformadora. Quero trazer para Resende esse projeto que resgata a juventude e fortalece as famílias por meio de oportunidades e acesso a serviços essenciais. A ideia é criar um espaço multifuncional que atenda diretamente as necessidades das nossas comunidades”, afirmou Renan, completando que esse modelo tem se mostrado eficaz na redução da criminalidade e na promoção de oportunidades, e a trazer isso pra Resende será um marco para o município, com a criação de dois polos estratégicos.