SUL FLUMINENSE
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como em todo país, as cidades da região também vão enfrentar uma forte onda de calor nos próximos dias. O estabelecimento do ar seco sobre o país vai configurar em dias muito quentes, que devem se manter até a próxima semana, com temperaturas chegando a 41º.
O forte calor teve início nesta quinta-feira,9, com termômetros variando de 35º a 38º nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Angra dos Reis e Paraty. O clima permanece quente nesta sexta-feira, 10, mas é no fim de semana que os recordes devem ser registrados.
Volta Redonda e Angra dos Reis têm previsão de 39º graus no sábado, 11, e 41º no domingo, 12. Em Barra Mansa, Resende e Paraty a média será de 35º a 39º graus no sábado e no domingo a previsão é de 40º.
O clima quente desta Primavera, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), deve durar até abril de 2024 e está associado ao fenômeno climático El Ninõ, que desde setembro vem elevando as temperaturas ao longo de 2023, que está próximo de ser considerado o mais quente já registrado.
No mundo
Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram nesta quarta-feira, 8, que 2023 deve terminar como o ano mais o ano mais quente em 125 mil anos. Os dados mostram que o último mês de outubro foi o mais quente do mundo nesse período. O outubro deste ano bateu o recorde mais quente da história, superando o de 2019, que tinha registrado o maior índice até então.