SUL FLUMINENSE
Os números de vacinação contra Covid-19, divulgados pelas prefeituras, apontam que a região já alcançou 61.086 pessoas que receberam a terceira dose, chamada também de ‘dose reforço’. O levantamento do A VOZ DA CIDADE levou em conta os municípios de Porto Real, Resende, Itatiaia, Barra Mansa, Rio Claro, Quatis e Volta Redonda, essa última responsável por mais da metade das terceiras doses aplicadas.
As prefeituras informaram que estão seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que recomenda a dose reforço para pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos (pessoas com baixa imunidade) e profissionais de saúde.
A exceção de Volta Redonda que já imuniza pessoas com mais de 50 anos. O município, até esta quarta-feira, 10, já contabilizava 36.624 terceiras doses. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde do município, Carlos Vasconcelos, a imunização segue de acordo com a quantidade de doses disponibilizadas. “Baixamos a terceira dose para maiores de 50 anos e grupos de comorbidades, porque apesar de ter diminuído o número de internações, identificamos casos de pessoas da faixa de 50 anos com duas doses internadas. Então, na medida em que tenhamos disponibilidade de doses, a gente baixa a faixa etária”, destacou Carlos.
Ele ainda lembrou um problema com prazo de validade da vacina que houve na Região Metropolitana.
De acordo com ele, na ocasião, as vacinas da Pfizer precisam ser usadas em 28 dias depois de descongeladas. “As doses venceriam em dois dias e eles acionaram que não conseguiriam aplicar todas. Por conta disso, conseguimos buscar com eles no dia 15 mil doses, e nesses dois dias aplicamos todas”, informou, acrescentando que o município segue sim o plano do Ministério da Saúde. “Mas o nosso entendimento é que não devemos ter vacina estocada, muito menos perdida por validade”, ratificou.
Já em Barra Mansa, até o último dia 9, haviam sido aplicadas 10.353 terceiras doses. De acordo com a prefeitura, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão sendo vacinadas com a dose reforço apenas pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde.
Resende também informou que não expandirá a aplicação das terceiras doses para pessoas com menos de 60 anos, aguardando orientações do Ministério da Saúde, assim como Itatiaia. As cidades têm 11.296 e 1.994, respectivamente. Também seguem orientação do PNI Quatis e Rio Claro, essa última não informou a quantidade de terceiras doses aplicadas. Já Quatis tem 272 doses reforços e informou que aguarda nota técnica e remessa para iniciar a aplicação em imunossuprimidos.
Já a Prefeitura de Porto Real, que atualmente vacina pessoas com mais de 65 anos, disse que para abrir para menores de 60 anos vai depender de mais doses e liberação do Ministério. A última atualização das doses é do dia 7, que contabilizava 907 doses reforço aplicadas.