Região registra mais de 600 pessoas que perderam prazo da segunda dose

Por Carol Macedo

SUL FLUMINENSE

O Ministério da Saúde alertou nesta semana que 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose de uma das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Essa parcela da população tomou a primeira dose da CoronaVac ou da AstraZeneca, mas não completou o esquema vacinal, e por isso não há proteção suficiente contra a doença. Segundo um levantamento do A VOZ DA CIDADE, na região também existem pessoas que perderam o prazo. As cidades que divulgaram os números foram Rio Claro, Quatis, Porto Real e Barra Mansa. Resende, Itatiaia e Volta Redonda também foram questionadas, mas até a publicação desta nota, não tinham respondido. A soma total dos municípios contabiliza 610 pessoas que não tomaram a segunda dose do imunizante.

Os municípios com menor número de habitantes são os que registram menos casos de pessoas que perderam a 2ª dose, isso porque a secretaria de Saúde consegue organizar melhor a abordagem direta desses munícipes, como é o caso de Rio Claro, que segundo a prefeitura, não registrou nenhuma incidência de ausência na segunda dose.

Já a Prefeitura de Quatis informou, com base nos dados do último dia 13, que dos 1.622 munícipes que haviam tomado a vacina até então, 27 perderam o prazo da segunda dose. Ainda de acordo com a prefeitura, nesse caso, os agentes de Saúde entram em contato para reforçar as datas e agendar a aplicação. Em Porto Real, oito pacientes perderam o prazo, mas foram vacinados em domicilio. A Secretaria Municipal de Saúde faz o acompanhamento através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que localizam os idosos para que recebam a aplicação.

Dos municípios que se pronunciaram, Barra Mansa é o que mais registrou pessoas perdendo o prazo, com 575, sendo os idosos a maior parte.  A coordenadora de Imunização do município, Marlene Fialho, explicou que até então, não é possível realizar ‘buscativas’ nas residências, porque a vacina não está em todos os Postos de Saúde da Família. Com isso, além da demanda está grande, as digitações estão todas centralizadas. “A gente ainda não tem essa possibilidade, mas pode ser que depois conseguimos fazer isso com os faltosos”, disse.

Marlene ainda destacou que a prefeitura realiza chamamentos no site da prefeitura para as pessoas que perderam o prazo. Ela fez um alerta ainda para a pessoa ficar atenta nesse intervalo entre uma vacina e outra, lembrando que caso a pessoa tenha alguma infecção, ou até mesmo a Covid-19, pode ficar impossibilitada de tomar a vacina nesse período.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos