Região recebe programa de educação empreendedora e inovação

0

SUL FLUMINENSE

Seguem abertas até o próximo dia 22 as inscrições para o Programa Inova-San, um projeto que visa identificar, estimular e contribuir na formação de jovens talentos universitários que desejam empreender em desafios de impacto social e tecnologia. Os interessados podem se escrever em www.inovasan.com.br, onde também é possível acessar o regulamento. As etapas presenciais serão realizadas nas cidades de Valença, Volta Redonda e Resende.

Inova-San é uma grande competição de negócios, criada pelo Instituto Nissan, e envolve três eixos: mobilidade inteligente, meio-ambiente e negócios sociais. Os alunos inscritos são divididos em grupos de três a cinco pessoas, que deverão inscrever ideias e propostas de soluções que observem o tema proposto e se enquadrem nas três categorias citadas. Elas foram alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois de apresentadas, as ideias se tornarão projetos e os participantes serão orientados por professores, que acompanharão os grupos com encontros semanais, seguidos de tutorias com profissionais experientes no mercado. O programa terá duração de cerca de sete meses, tendo, ao final, diversas formas de premiação aos vencedores. Entre elas, estão uma viagem à São Paulo, percorrendo locais relacionados à inovação e empreendedorismo, e uma imersão de uma semana na fábrica da Nissan do Brasil, para vivenciar a rotina de uma empresa multinacional.
Etapas do Inova-San

O programa é dividido em três etapas: sparking, feeding e growth. O sparking é dividido em duas partes: uma online, onde acontece a elaboração da ideia, e outra presencial, denominada ideathon, que consiste em maratonas técnicas, onde os participantes trocam ideias com mentores, podendo editar e aperfeiçoar seus projetos.

Já a etapa ‘feeding’ reunirá as 21 melhores equipes, que terão tutorias com profissionais e executivos experientes no mercado. A intenção é fazer com que elas encontrem um modelo de negócio sustentável visando a maior clareza e sua colocação no mercado. Nesta etapa serão selecionados os nove projetos finalistas.

Por fim, acontecerá a etapa ‘growth’, onde serão escolhidas as três melhores equipes, que participarão de reuniões de trabalho e aperfeiçoamento de conhecimento através de mentorias de profissionais e executivos, com o objetivo de alavancar a geração de negócios dos times.

 

 

 

Deixe um Comentário