Região realiza mais de três mil testes de Covid-19 diariamente

0

SUL FLUMINENSE

Segundo um levantamento do A VOZ DA CIDADE com os municípios da região, mais de três mil testes de Covid-19 vêm sendo realizados no Sul Fluminense. Os municípios questionados foram Barra Mansa, que informou uma média de 1,2 mil testes diários, Volta Redonda (1 mil), Resende (700), Porto Real (120) e Quatis (125). As prefeituras de Itatiaia e Rio Claro também foram questionadas, mas não deram retorno sobre a quantidade de testes realizados até a divulgação desta notícia. Segundo as prefeituras, até o momento, os testes estão atendendo as demandas da população.

Além disso, em meio ao aumento de casos de Influenza, os municípios também vêm seguindo protocolos para detecção da doença. Apenas Volta Redonda informou que não vem realizando o teste para Influenza.

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, foi quem divulgou o número de testes realizados na cidade diariamente. Ele realizou uma live em suas redes sociais nesta semana, aonde informou também que nesta quarta-feira, dia 26, um novo local para realização de 500 testes/dia será aberto no teatro do Parque da Cidade.  O município já está realizando a testagem na Região Leste e nas unidades de emergência e unidades sentinela do ano bom, boa sorte e vista alegre. Barra Mansa ainda informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem realizando o teste de influenza pelo Lacen, somente para pacientes graves, conforme NT.

Volta Redonda também informou que, por enquanto, há estoque para a demanda do município, destacando que já licitou também compra de mais testes, bem como segue em contato frequente com outras esferas governamentais para tentar a chegada de mais testes. A cidade está oferecendo os testes na Central de testagem da Ilha São João e nas unidades básicas de saúde, (exceto na São Carlos, São Sebastião, Roma 1, Rústico, Jardim Belmonte, Jardim Paraíba e Siderópolis). A Assessoria de Imprensa ainda informou não há testes para detecção de Influenza na rede pública.

Porto Real também informou que possui os testes para atender sua demanda, mas que a testagem é feita somente em pacientes sintomáticos, com critério clínico para a solicitação do exame e mediante avaliação médica. “Todos os testes são realizados no Hospital, mas precisamos da utilização de nossos Protocolos para que conseguimos manter a oferta a nossa população”, informou. Já sobre oferta do teste de influenza, a prefeitura informou que segue o critério mais específico do Manejo Clínico do Ministério de Saúde. “Todos os exames são ofertados no Hospital Municipal São Francisco de Assis mediante consulta e avaliação médica para o fechamento diagnóstico, que pode ser também clínico ou clínico-epidemiológico sem requer o teste em si”, destacou a nota.

A Prefeitura de Quatis, que destacou realizar o RT-PCR, o teste rápido de antígeno e o teste rápido de anticorpo, disse que o estoque ainda vem sendo o suficiente, mas que só está sendo realizado de acordo com a indicação médica.  A testagem está acontecendo no Centro, na Rua Faustino Pinheiro, número 20, ao lado da guarda municipal (em frente a praça Getúlio Vargas) e na Clinica da Família, na Rua Afonso Lustosa, número 200, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Aos fins de semana o teste acontece no Hospital São Lucas. O município também vem oferecendo o teste de influenza, para pessoas sintomática.

Resende também informou que ainda tem testes suficientes para a Covid-19 e que eles estão sendo oferecidos na Tenda do Hospital de Emergência e Tenda da Upa, onde também são oferecidos os testes para Influenza. Rio claro informou apenas que os testes vêm sendo suficientes, sendo a testagem oferecida no Centro de Triagem HMNSP, em Rio Claro; em Lídice acontece no Serviço de Pronto Atendimento, e em Passa Três na Unidade de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Já Itatiaia não informou sobre os testes oferecidos até a divulgação desta matéria.