O presidente da Associação de Moradores do Santa Cruz, em Volta Redonda, Pablo Rafael, assumiu uma cadeira no Conselho do Comitê do Orçamento Participativo. A escolha foi feita pelo governo municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), no último final de semana no II Fórum do Orçamento Participativo, realizado no auditório do Centro Universitário Geraldo Dia Biase (UGB-Ferp), no Aterrado, em Volta Redonda.
Depois da palestra sobre Orçamento Público. foi realizada a votação dos novos representantes do Conselho do Comitê do Orçamento Participativo, que foi criado em 2017. Foram eleitos 12 representantes titulares e 12 suplentes das Associações de Moradores, dois para cada setor, dois integrantes titulares e dois suplentes para movimentos sociais, além de dois titulares e dois suplentes para conselhos municipais. Além disso, 13 representantes de secretarias ou autarquias municipais irão representar a Gestão Pública Municipal. Esses serão indicados pelos seus secretários e presidentes.
Pablo Rafael, um dos eleitos, vai ficar no Conselho num período de dois anos. Vale lembrar que a função dos conselheiros é ajudar o Governo Municipal em políticas públicas para confecção e metodologia de aplicação dos recursos destinados ao Orçamento Municipal. Volta Redonda conta com 87 Associações de Moradores e para onde foram destinadas 12 vagas. O bairro Santa Cruz teve sua representatividade efetivada pela eleição por aclamação do presidente Pablo Rafael. Como conselheiro, ele irá defender a região dos bairros Santa Cruz, Santa Cruz 2 e Santa Rita do Zarur.