Região das Agulhas Negras terá nova unidade do Sine, em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) segue com a ampliação das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no interior fluminense. Depois de Volta Redonda e Vassouras que ganharam suas unidades no início do semestre, nesta sexta-feira, dia 30, às 14 horas, será a vez de Itatiaia. O Sine Itatiaia funcionará na Avenida dos Expedicionários, nº 575, Centro.

Os Sines são desenvolvidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, gerenciado pelos estados em parceria com os municípios. Segundo a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Itatiaia, através do Sine serão desenvolvidas as políticas públicas de emprego, oferecendo a atendimento e orientação ao trabalhador. No posto serão realizados atendimentos de entrada ao seguro-desemprego e intermediação de mão de obra. O Sistema ainda desenvolve diversos programas e projetos voltados para jovens, com vistas a facilitar o acesso ou a reintegração ao mercado de trabalho, através da participação nos Programas e Projetos de Qualificação e Requalificação Profissional, Geração de Renda, proporcionando ao empregador o acesso a um banco de dados com profissionais selecionados, atendendo de forma imediata o perfil solicitado pela empresa, em cada vaga requerida.

TREINAMENTO

A equipe responsável pelo trabalho no Sine Resende promove o curso de capacitação para os funcionários que vão trabalhar no Sine Itatiaia. O treinamento foi iniciado nesta terça-feira e segue até quinta-feira, 29, na sede do Sine Resende. Entre os temas abordados no curso estão orientações sobre seguro-desemprego e intermediação de mão de obra entre candidatos e empresas.  De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Resende, Tiago Diniz, o treinamento, que foi determinado pelo Governo do Estado, conta com a participação de dois funcionários do Sine Resende, destacados para repassar todo conhecimento e prática adquirida ao longo do funcionamento da unidade no município. Para o secretário, isso demonstra que a unidade é uma referência regional. “Isso só aconteceu porque somos uma referência em toda região em termos de atendimento e serviços oferecidos. Em outubro, por exemplo, conseguimos recolocar 1.309 trabalhadores no mercado, com contrações nos setores industriais e comerciais”, frisa Tiago, lembrando que esse dado representa 270 vagas a mais que no mesmo período do ano anterior.  Apenas no primeiro semestre de 2018, quase 2.000 carteiras foram emitidas no município, através da coleta de dados pessoais, imagem, assinatura e impressão digital do trabalhador feita pelo Sine Resende, que remete todas as informações para o Ministério do Trabalho e Emprego, onde o documento é confeccionado.

SINES NO ESTADO

Os Sines da região também contribuem para o fomenta do emprego, colaborando para que o Rio de Janeiro atingisse o total de R$ 1,8 milhão de trabalhadores atendidos de janeiro de 2015 até novembro desse ano, segundo a Setrab e o Sine. Com atuais 43 postos fixos em todo o estado e Unidades do Sine Móvel, a Setrab recebeu 621.833 cadastros para intermediação de mão de obra, 688.666 para seguro-desemprego e 508.056 para carteiras de trabalho. “Nos últimos anos, remodelamos os postos Sine, fizemos novos convênios com prefeituras, criamos parcerias com os empreendimentos comerciais para manter agências em shoppings e recuperamos o Sine Móvel, entre outras ações. Mesmo com as dificuldades vividas no país, o Estado conseguiu dar sua contribuição à área de trabalho e renda”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Milton Rattes.

Deixe um Comentário