Região das Agulhas Negras receberá 5,2 mil doses da vacina contra a Covid-19; municípios discutem metodologia para a imunização

0

AGULHAS NEGRAS

Nas Agulhas Negras o cronograma de imunização foi discutido pelas prefeituras e a Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira, dia 18. Ao todo, as cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis vão receber 5.230 doses da vacina.

Em Resende, a previsão é do fornecimento de 3.790 doses da vacina CoronaVac, sendo duas remessas de 1.807. A primeira tem previsão de chegar nesta terça-feira, dia 19. A vacinação na cidade tem início previsto para às 10 horas do dia 10, o governo definiu que a primeira dose será agendada e ocorrerá no Hospital de Emergência.

Na fase 1, desse total, ao menos 85 pessoas acima de 60 anos devem ser vacinadas, seis pessoas com deficiência institucionalizadas e 34% dos trabalhadores da área de saúde, o que equivale a 1.716 pessoas. “Seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, a primeira etapa de vacinação vai priorizar os profissionais da linha de frente do atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 no Hospital de Emergência, UPA, Pronto Atendimento do Paraíso, SAMU, Santa Casa, Hospital da Aman, Hospital Unimed e Hospital Samer D´Or, além de outros laboratórios e clínicas de diagnóstico privados. Este número de vacinas será suficiente para imunizar cerca de 35% do total de profissionais de saúde em atuação no município (cerca de 4,2 mil)”, informa a Prefeitura de Resende.

A imunização na fase 1 será realizada ainda a todos os profissionais e pacientes do Asilo Nicolino Gulhot e da Residência Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o governo, a segunda dose da vacina deve ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira. “Assim que o Ministério da Saúde enviar doses, a campanha será ampliada para o restante dos profissionais de saúde e demais grupos prioritários”, orienta a prefeitura.

VACINAÇÃO VOLANTE

Para o município de Quatis o Governo do Estado vai destinar 220 doses da vacina contra a Covid-19. Serão 107 doses na primeira fase, sendo 98 para atender os 34% dos profissionais da saúde. Nesta fase haveria como vacinar uma pessoa com deficiência institucionalizada e oito pessoas com idade acima de 60 anos, porém a rede não conta com pacientes nestas condições e as doses serão remanejadas para fase 2. “A imunização vai começar na quarta-feira, dia 20, às 10 horas, como definido pelo horário nacional. Aguardamos a entrega das doses entre segunda e terça-feira, serão repassadas 220 doses sendo a primeira dose entregue até terça-feira e a outra metade em até 11 dias, a segunda dose”, explica Cláudia de Sá Xavier Monteiro, secretária municipal de Saúde, destacando a vacinação volante. “Como o número do quantitativo dessa primeira fase é menor será uma vacinação volante. Nas fases seguintes, com um número maior de imunização serão mobilizados os postos de saúde”, disse.

Já em Porto Real serão 570 doses, totalizando 273 doses na primeira fase: 260 para os 34% de profissionais da saúde, uma pessoa com deficiência institucionalizada e 12 pessoas acima de 60 anos. Os gestores responsáveis pela definição da estratégia de imunização na cidade tiveram reunião hoje e confirmaram que vão divulgar na terça-feira, dia 19, o local de vacinação que assim como na maioria das localidades do país, terá início previsto para o dia 20, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Na cidade de Itatiaia a imunização vai contar com 650 doses, sendo 314 na primeira fase, abrangendo 295 pessoas dentre o total de 34% de profissionais da saúde; uma pessoa com deficiência institucionalizada e 18 pessoas acima de 60 anos. Em breve, o governo municipal deve divulgar novas informações.

error: Conteúdo protegido !