Região da Costa Verde pode ganhar um parque tecnológico

0

ANGRA DOS REIS

A região da Costa Verde deve contar com novos projetos no setor de inovação e tecnologia visando o desenvolvimento sustentável e a geração de nova matriz econômica. Com estas propostas empresas, instituições de ensino e gestores da Prefeitura de Angra dos Reis criaram um Grupo de Trabalho após participarem de um workshop, na quinta-feira, 30, no escritório da representação regional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/RJ).

Durante a atividade os participantes debateram a perspectiva de construção de um parque tecnológico em Angra dos Reis, onde pesquisadores e incubadoras poderiam trabalhar em busca de soluções para demandas das grandes e pequenas empresas que atuam na região. “Foi possível identificar tanto entre os representantes de grandes empresas quanto os das instituições de ensino que, antes de tudo, é necessária a criação de um ambiente de inovação e tecnologia, que fomente o empreendedorismo e aproxime os mundos acadêmico e corporativo”, disse a coordenadora do Sebrae na Costa Verde, Patrícia Rocha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, João Rabello, comentou que as entidades e empresas da região entendem a importância da criação de um parque tecnológico. Era algo que a Prefeitura tentava viabilizar, mas faltava uma ação catalisadora para unir forças em torno do projeto. “Esse agente catalisador foi o Sebrae e estamos felizes por juntos estarmos dando esse passo decisivo para a instalação de um parque tecnológico, que vai gerar muitas oportunidades de negócios e um novo momento econômico na nossa história”, concluiu Rabello.

ESTUDO DE VIABILIDADE

As informações obtidas durante o workshop serão validadas ainda este ano por um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que irá identificar o eixo de atuação do futuro empreendimento tecnológico. Será elaborado também um escopo do projeto visando sua construção. O Sebrae/RJ na Costa Verde tem uma programação prevista para 2019 considerando a qualificação de pessoas e empresas que estarão inseridas no projeto.

Deixe um Comentário