RIO/SUL FLUMINENSE
A 13ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostrou uma melhora na situação da pandemia no Estado do Rio. Contudo, ocorreu uma piora no Centro-Sul, na qual a região passou de bandeira laranja (Risco Moderado) para bandeira vermelha (Risco Alto). Neste local estão localizados os municípios Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. A região Médio Paraíba segue na bandeira laranja, assim como a Baia da Ilha Grande segue na vermelha.
No geral, o Estado do Rio manteve a bandeira vermelha, embora menos regiões (e um percentual menor da população fluminense) estejam nesta condição. A análise compara a semana epidemiológica 50 (de 6 de dezembro a 12 de dezembro) com a 48 (de 22 a 28 de novembro).
As regiões Metropolitana I, Noroeste e Baía de Ilha Grande ficaram na bandeira vermelha, e as regiões Médio Paraíba e Baixada Litorânea permaneceram na bandeira laranja. A região Serrana, que estava na bandeira vermelha (alto risco para a doença) na edição anterior do mapa, foi a que registrou a melhor evolução, passando direto para a bandeira amarela (baixo risco). A Região Norte Fluminense evoluiu da bandeira vermelha para a laranja (risco moderado), e a Região Metropolitana II melhorou da laranja para a amarela.
Segundo a SES as últimas semanas epidemiológicas do ano são impactadas pelos feriados nacionais e mudanças de gestão no âmbito municipal, refletindo em um menor registro das notificações. Sendo assim, algumas regiões podem ter apresentado uma baixa notificação que ocasionou uma redução que não representa a realidade.