RESENDE
Doença crônica cujo principal sintoma é a dor constante por todo o corpo, a fibromialgia é o alvo do projeto “Viva Sem Dor”. A proposta foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Ritton (PPS), ao Poder Executivo para a implantação do projeto na rede municipal de saúde. A indicação foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com o estudo de viabilidade o projeto “Viva Sem Dor” visa promover uma melhor qualidade de vida para os pacientes com fibromialgia por meio de uma abordagem completa, que inclui fisioterapia, terapia comunitária, exercícios físicos, auriculoterapia e o uso de cannabis medicinal, sob orientação médica do SUS.
Sandro explica que a ideia é oferecer um tratamento sistêmico aos portadores de fibromialgia. “Os pacientes vão receber orientações gerais sobre a doença, como a melhor alimentação para evitar inflamações, quais exercícios físicos praticar para prevenir os sintomas – como alterações do sono e depressão – e, consequentemente, as dores”, explica o parlamentar.
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
O Legislativo também aprovou, nos últimos dias, a indicação nº 7.921/2024, de autoria do vereador Sandro Ritton solicitando a implantação do diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto nas unidades públicas e privadas do município.
Segundo a Fiocruz, 25% das mães de recém-nascidos no Brasil são diagnosticadas com o transtorno. “Se não tratada adequadamente, a depressão pós-parto pode durar meses e até tornar-se em um distúrbio crônico. Precisa ser tratada como uma questão de Saúde Pública”, reforça o parlamentar.