Rede estadual de ensino ainda sem previsão de volta as aulas

0

SUL FLUMINENSE

Está prorrogada a previsão de volta as aulas para as escolas públicas e particulares do estado do Rio. Inicialmente as aulas voltariam neste dia 30 de abril, mas, diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, ainda não há uma data definida para o retorno, a perspectiva é que isso não aconteça antes de 90 dias, enquanto isso, os alunos assistem as aulas de forma online.

Em nota a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informa que a paralisação das aulas presenciais na rede estadual de ensino e outras medidas preventivas referentes ao Covid-19 são orientadas pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado.

De acordo com a Diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbará, em Barra Mansa, Regina Dornas, o sistema tem sido tranqüilo. “É uma nova realidade no qual os profissionais de educação e os alunos estão se adaptando, há umas dificuldades, mas estamos conseguindo, fizemos algumas adaptações e estamos encaminhando o material pedagógico por email, daí os alunos acessam na casa de parentes ou conhecidos”, destaca, informando que o material também tem sido enviado através do whatsapp.

Google classroom

O estado do Rio de Janeiro vem adotando medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus (COVID-19): por isso, alunos de ensino médio na rede estadual pública passaram a usar o Google Classroom (Sala de Aula), plataforma grátis vinculada a uma conta de e-mail do Google for Education. O acesso não descontará da franquia de dados, e o governo se dispõe a imprimir o material didático se necessário.

O Google Classroom, também conhecido como Google Sala de Aula, possui três seções principais. O Mural permite que professores e alunos enviem mensagens e dúvidas; as Atividades reúnem lições, tarefas e provas; e a aba Pessoas mostra todos os estudantes e docentes que têm acesso.

Cada aluno do ensino médio na rede pública do RJ recebe uma conta de e-mail com primeiro nome, número da matrícula e sufixo @aluno.educa.rj.gov.br. A Seeduc RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) pede que o usuário troque a senha por outra mais forte. O procedimento é similar para os professores.

 

Deixe um Comentário