VOLTA REDONDA
O Banco de Leite Humano de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), voltou a receber a certificação de banco de leite pela Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (rBLH), auditado pelo Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O certificado foi entregue nessa quarta-feira, 24, primeiro dia do Encontro Nacional de Centros de Referência de Bancos de Leite Humano do SUS-2024, que inclui, ainda, o I Workshop Nacional do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano – PCFioBLH, que acontece no Rio de Janeiro e será encerrado na quinta-feira, dia 25.
Representaram o Banco de Leite Humano de Volta Redonda o coordenador André Luiz Baptista Reis e a gerente de Enfermagem do HSJB, Glaucileia Arbach. Ela conta que o credenciamento e a certificação foram revalidados em outubro de 2023, após uma mudança na gestão do Banco de Leite, que foi assumida por André Baptista, e com a imersão efetiva da gerência de enfermagem do São João Batista.
“Quando tomamos ciência, fizemos uma reunião com a rede e levantamos todos os pontos que deveríamos cumprir. Eles nos apoiaram, acertamos os indicadores, viemos até o Instituto Fernandes Figueira para conhecer de perto os processos, e foram nos apoiando e monitorando as nossas ações”, relata Glaucileia. “Continuamos coletando o leite humano, mas com monitoramento dos processos de seleção, classificação e qualidade do leite humano, como também com a orientação direta para cumprimento de cada meta, o que resultou na qualificação do nosso banco de leite frente à Rede Brasileira de Banco de Leite Humano”, afirmou a gerente de Enfermagem do HSJB.
CAPACITAÇÃO
Graças à dedicação da equipe, foi possível obter novamente as seguintes certificações: de Profissional para os Processos de Trabalho em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; da Infraestrutura Física de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; de Equipamentos de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; da Informação em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; de Processos em Bancos de Leite Humano; e do Sistema de Controle de Qualidade (HACCP) de Bancos de Leite Humano. “Voltar a receber essa certificação é de suma importância, pois somos o único banco de leite da nossa região. Recebemos doações direta das mamães e também do posto de coleta localizado no Hospital da Mulher de Barra Mansa”, destacou Glaucileia.
Outra ação importante realizada a partir de abril do ano passado foi a capacitação profissional da equipe do banco de leite, que chegou a 93% dos integrantes em um ano, graças a um curso ministrado pela Rede Brasileira de Banco de Leite humano.
A gerente de Enfermagem do HSJB destaca, ainda, que o certificado chega num momento em que a metodologia de avaliação dos bancos de leite passa por mudanças. Até o momento, a avaliação é qualitativa, e agora passou a ser quantitativa. “Para o próximo ano teremos seis eixos de certificação, que avaliarão através dos indicadores tópicos como a eficiência, eficácia e efetividade. Para isso, a Fiocruz está lançando um programa de qualidade próprio para monitorar e validar os indicadores de processo e minimizar as não conformidades”, explica, ressaltando que haverá auditorias virtuais e presenciais para validação dos dados. “O que será muito importante para manutenção dessa qualificação”.
O EVENTO
O Encontro Nacional de Centros de Referência de Bancos de Leite Humano do SUS-2024 é uma ação estratégica da Fiocruz e do Ministério da Saúde.
Dr. João Aprigio Guerra de Almeida – Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Glaucileia Arbach – Gerente de enfermagem do HSJB, Embaixador Ruy Pereira – Diretor Agência Brasileira de Cooperação,
André Luiz Baptista Reis – Coordenador do Bando de Leite Humano – HSJB,
Raquel Ximenes Bióloga da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – Instituto Fernandes Figueira