RIO
Em uma parceria inédita, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deram início, nesta terça-feira (03/10), ao ciclo de capacitação dedicado à Rede de Recuperação de Ativos (Recupera). Trata-se de um treinamento do Programa Nacional para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O curso está acontecendo no auditório do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e reúne representantes do segmento de todo o país.
A escolha do Rio de Janeiro para sediar a primeira capacitação desta temática se deu em razão do pioneirismo da Sepol em trabalhos de recuperação de ativos, dentre eles a implementação da investigação patrimonial paralela.
De acordo com o Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) da Polícia Civil RJ, entre as finalidades do trabalho de recuperação de ativos estão o corte do fluxo financeiro de organizações criminosas; o impedimento de proveito de condutas ilícitas; e a recomposição do patrimônio às vítimas de delitos, sejam pessoas físicas ou o próprio Estado.
O evento está sendo conduzido pelo Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA) do DGCORD-LD e pelas Secretarias Nacionais de Segurança Pública (Senasp), de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) e de Justiça (Senajus).
– O curso é uma grande oportunidade para trocar experiências e aprofundar o debate sobre questões práticas e teóricas acerca do sistema de recuperação de ativos e o papel dos atores da persecução patrimonial – destacou a delegada Renata Montenegro, coordenadora do GRA da Polícia Civil RJ.