VOLTA REDONDA
Um homem de 26 anos que estava desaparecido foi localizado quinta-feira, 21, no Centro, graças ao sistema de reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). O alerta foi gerado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) durante patrulhamento de rotina da equipe do Segurança Presente pela Avenida Amaral Peixoto.
A tecnologia identificou o rosto do rapaz como sendo de uma pessoa registrada como desaparecida nos bancos de dados da Polícia Civil. A mãe do jovem havia feito o registro do desaparecimento poucos dias antes, e a informação constava no sistema. Os policiais abordaram o homem, confirmaram sua identidade e o conduziram à 93ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado como “encontro de pessoa desaparecida”. Após os procedimentos de praxe, ele foi liberado.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que o caso mostra que a tecnologia de monitoramento não se limita à atuação contra o crime, mas também tem um papel essencial em situações de cunho social. Segundo ele, o sistema tem ajudado a salvar vidas e restabelecer laços familiares, atuando com precisão e rapidez.
Volta Redonda é pioneira no uso do reconhecimento facial fora da capital do estado. Desde novembro de 2023, a cidade conta com câmeras inteligentes integradas ao banco de dados da Polícia Civil. A ferramenta faz o cruzamento de informações com registros de pessoas procuradas e desaparecidas. Quando há compatibilidade, os agentes em patrulhamento são alertados em tempo real para abordagem.
A implementação da tecnologia é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, por meio de uma cooperação entre a Semop e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar.