Realizado o III Encontro Pedagógico do MEP de Volta Redonda  

0

VOLTA REDONDA

Foi realizado no último domingo, 24, o III Encontro Pedagógico do Movimento Pela Ética na Política (MEP) de Volta Redonda. O evento aconteceu na sede do Movimento e reuniu professores e representante dos alunos e do Pré-Vestibular Cidadão (PVC). Foram duas horas seguidas de debate sobre os trabalhos realizados neste ano e os projetos indicadores sócio-educacionais para 2020.

O encontro contou também com a participação do conjunto da equipe pedagógica do Movimento, composta de psicopedagoga, psicólogo e assistente social, na coordenação da pedagoga e conselheira no Movimento, Nirlene Tepedino.

Segundo foi destacado no encontro, foram vinte aulas fora do espaço escolar, como praças, universidades, colégios médios e outros. Foi lembrado ainda que aconteceram trinta visitas de pesquisadores e ex-alunos ao MEP, realizados encontros com autoridades, municipais e estaduais, dez novas adesões ao voluntariado, a criação do Pré -Núcleo Retiro, além e novas experiências de ensino aprendizado com oficinas literárias, laboratório de redação, nivelamento na área de matemática, elaboração do perfil social dos alunos, debates sociopolíticos em sala de aula, pesquisas de campo, entre outros.

Do evento saíram ainda alguns indicadores, como o próximo ano, como o Pré- Núcleo Retiro será coordenado por Juliana Resende e Sonia Maria Novaes, a recém criada ‘Comissão de Memória & História do MEP|PVC -1997-2019’, será integrada por Geórgia, Abigail, Karina, Luísa, Paulo e Herlane, raatificação do envolvimento da ‘Escola MEP’ no cenário sociopolítico, buscando foco aos direitos humanos, meio ambiente e justiça, como no processo eleitoral, além de reforço no trabalho de articulação e continuidade entre as matérias e conteúdos, em especial no aspecto de nivelamento em algumas áreas.

DIFERENTES VISÕES DO COLETIVO

No final do encontro, uma voluntária que entrou em 2019, comentou que as diferentes visões desse coletivo e o respeito às ideias possibilitam construir algo que empoderam os jovens de suas potencialidades, às vezes reprimidas em seus espaços de vivências, fazendo-os superarem. “Estou animada em poder continuar ajudando no Retiro”, destacou Juliana Resende, que é professora de matemática e da coordenação do núcleo. A conselheira no Movimento, Nirlene Tepedino, também discursou. Ela elogiou o encontro. “A participação ativa no processo de avaliação dos trabalhos de 2019, somados aos novos indicadores para 2020, em especial o compromisso da estruturação programática, foi muito importante”, declarou. Outra conselheira, Nerina Azevedo, agradeceu aos presentes e aos que, por um motivo ou outro não puderam estar presente no encontro, mas que faz parte do grupo.

Foi informado também que as inscrições para o Pré-Vestibular Cidadão terão início no dia 10 de fevereiro de 2020, na sede do MEP, no bairro Niterói. No dia 16 fevereiro, haverá encontro de trabalho com todos os  educadores que irão trabalhar em 2020.