Programada para dez encontros, todas as segundas-feiras, a Oficina de Desenvolvimento Humano para pessoas com deficiência atingiu nesta semana o objetivo logo na primeira edição. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) de Volta Redonda e visa também contribuir para que a população com algum tipo de deficiência possa traçar e cumprir metas, colaborando na melhoria da qualidade de vida, além de ajudá-la no planejamento e organização pessoal e profissional.
Segundo informou a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, as atividades visam à promoção da inclusão da pessoa com deficiência. Contou ainda que o curso vai acontecer todas as segundas-feiras, no auditório da SMIDH e as aulas serão realizadas por palestrantes especializados no tema. Lembrou ainda, que todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas.
Dayse Penna lembrou ainda que o mês de setembro é dedicado à inclusão, por isso a secretaria tem uma pasta que dedica a pessoa com deficiência visando proporcionar ações que viabilizem essa inclusão. “Inclusão essa que é muito importante, tanto para a sociedade quanto para a pessoa com deficiência, proporcionando autonomia para essas pessoas”,destacou a secretária, ressaltando que o desenvolvimento humano é o processo de ampliação das liberdades das pessoas, com relação às suas capacidades e as oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter.
Uma das alunas, Cinira de Souza, garantiu que o curso vai ajudá-la aprender e a se desenvolver. Disse que ver os exemplos ajuda no seus desenvolvimento. Ela declarou ainda que, para chegar a algum objetivo tem que dar o primeiro passo e um deles é estar participando do curso. “Estar aqui já é um grande avanço para as coisas maiores que tenho que conquistar”, concluiu.