RESENDE
Os saltos de paraquedas em Resende foram retomados neste final de semana após um ano de paralisação devido às obras de revitalização do Aeroporto Municipal Brigadeiro Newton Junqueira Villa Forte.
O prefeito de Resende, Tande Vieira, participou da reabertura do Centro Resende de Paraquedismo e Lazer, marcando um importante passo para o fortalecimento do turismo de aventura na região, que já é reconhecida nacionalmente.
Tande destacou a importância do Centro para Resende e para o desenvolvimento do turismo local. “Este é um espaço muito bonito e essencial para a nossa cidade. Consideramos este Centro como um dos principais produtos turísticos da região e tenho plena confiança de que, nos próximos anos, será a maior referência do Brasil para a prática do paraquedismo”, disse Vieira.

Tande relembrou que foi autor da lei na Alerj, que concedeu a Resende o título de Capital Estadual do Turismo de Aventura – Divulgação PMR
O prefeito aproveitou a ocasião para relembrar sua trajetória como deputado estadual, quando foi autor da lei que concedeu ao município de Resende o título de Capital Estadual do Turismo de Aventura. “Resende já é uma das maiores referências do país para o turismo de aventura, com diversas atividades como paraquedismo, corridas de aventura, trilhas ecológicas, voo livre e muito mais. O objetivo dessa lei é valorizar o potencial turístico não apenas de nossa cidade, mas de toda a região de Visconde de Mauá e das Agulhas Negras”, afirmou Tande.
Com a reabertura do Centro Resende de Paraquedismo e Lazer, a cidade se reafirma como um dos maiores polos do Brasil para a prática de esportes radicais e um destino indispensável para os amantes do turismo de aventura.
Revitalização
A revitalização do Aeroporto Municipal Brigadeiro Newton Junqueira Villa Forte foi inaugurada no final de dezembro. Com a reforma, que consumiu cerca de R$ 8,3 milhões na primeira etapa, o aeroporto poderá voltar a operar voos comerciais e noturnos, impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico de Resende e de toda a região Sul Fluminense.
As obras incluíram melhorias estruturais na estação de passageiros, com troca de pisos, telhados e instalações elétricas, além da ampliação dos banheiros e pintura geral. A pista também recebeu recapeamento asfáltico, reforço estrutural, pintura e remarcação. A segunda fase do projeto, que prevê a instalação de uma estação meteorológica e balizamento noturno, está em fase de licitação.
Infraestrutura e história
Construído em 1941, o Aeroporto Municipal de Resende está localizado em uma área federal de 117 hectares, entre as regiões do Manejo e Grande Alegria. Com uma pista de 1,3 mil metros de extensão e 30 metros de largura, o aeroporto já é utilizado para voos particulares, paraquedismo e treinamento das Forças Armadas, incluindo a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).