ANGRA DOS REIS
O Incra/RJ participará no sábado, dia 25 de outubro, de mais uma ação integrada de políticas públicas em comunidades quilombolas, desta vez no Quilombo Santa Rita do Bracuí, localizado em Angra dos Reis. As atividades acontecerão de 10 às 15 horas, no galpão da Igreja de Santa Rita, localizado na Estrada Santa Rita, 1, no Bracuí.
A ação é uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado, por meio do projeto Defensoria em Ação nos Quilombos, em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas do RJ – Acquilerjm e o Incra. O evento contará também com a participação da Defensoria Pública da União, Detran e Prefeitura de Angra dos Reis.
O projeto busca garantir o acesso a direitos e políticas públicas para as comunidades quilombolas e oferecerá serviços de identificação civil, direito previdenciário, divórcio e orientação sobre benefícios sociais, entre outros.
Durante a ação, o Incra esclarecerá sobre o processo de regularização do território quilombola de Santa Rita do Bracuí, além de receber outras demandas da comunidade.
O Quilombo Santa Rita do Bracuí teve o processo de reconhecimento do seu território aberto no Incra em julho de 2006 e foi certificado pela Fundação Cultural Palmares em dezembro de 2011. Em julho de 2023, foi publicada a Portaria de Reconhecimento do Território Quilombola de Santa Rita do Bracuí, com 617 hectares e 129 famílias.
Em 2005, foi fundada a Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí – Arquisabra, atualmente presidida por Flávia de Silva Adriano.
“A minha expectativa é que todos compareçam, resolvam suas demandas e saiam satisfeitos com o atendimento. E que o Incra converse com as pessoas, dê explicações sobre a regularização do território e outras questões específicas dos quilombolas. Há também muita expectativa em relação ao Detran, já que a comunidade está com muita dificuldade de agendamento na cidade para fazer a identidade. Outra demanda é o auxílio emergencial, que deveria ser pago após as enchentes mas muita gente ainda recebeu”, declarou a presidente da Arquisabra.