PORTO REAL
Uma queimada de grandes proporções causou sérios danos em Porto Real nesta semana. O incêndio, classificado pela Defesa Civil como ato criminoso e de “total irresponsabilidade”, destruiu parte da rede de iluminação pública, matou animais silvestres e afetou a saúde de moradores dos bairros Colinas e Novo Horizonte, que sofreram com a inalação da fumaça. Parte da mata nativa no local conhecido como “Túnel de Árvores” também foi consumida pelas chamas. A mobilização contou com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que atuaram no combate ao fogo.

: Queimada destruiu mata e afetou rede de iluminação pública em Porto Real – Redes Sociais
O secretário de Obras e Serviços Públicos, Augusto Serfiotis, repudiou o ato. “Ressaltamos que promover queimadas urbanas é crime ambiental previsto em lei. É preciso que a população denuncie atitudes criminosas como essa, para evitar tragédias, preservar vidas e manter a cidade saudável”, destacou.
O primeiro caso foi registrado na Avenida Fernando Bernardelli, no bairro Novas Colinas, próximo à empresa Guardian, que colaborou fornecendo estrutura para o abastecimento do caminhão-pipa. A ação contou ainda com apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, que organizou o trânsito. No período da tarde, outra equipe foi direcionada ao bairro Jardim das Acácias, onde o fogo avançava em direção a residências, aumentando os riscos à população. “Devido à estiagem e aos ventos comuns nesta época do ano, a propagação das chamas acontece com mais velocidade”, explicou o diretor da Defesa Civil, Bruno Souza.
A Defesa Civil reforçou que queimadas são crime passível de multa e prisão. Em casos de emergência, os moradores de Porto Real devem acionar o órgão pelo telefone (24) 99254-1038 para que o combate seja feito de forma rápida e segura.


