Queda nos crimes e recorde na apreensão de fuzis marcam balanço de setembro no Estado do Rio

Por Mônica Vieira
19.cf.res.polÍcia.homem é morto em confronto.divulgaÇÃopm

SUL FLUMINENSE

Os crimes contra o patrimônio registraram nova queda em todo o Estado do Rio de Janeiro no mês de setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 20, pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), com base nos registros das delegacias. O levantamento mostra ainda um dado histórico: o número de fuzis apreendidos pelas forças de segurança atingiu a maior marca desde o início da série histórica, em 2007.

De acordo com o ISP, os roubos de carga caíram 46% em setembro, passando de 339 casos em 2024 para 182 em 2025 — o menor número dos últimos dois anos. Os roubos de veículos também recuaram 42%, com 1.801 ocorrências, ante 3.094 no mesmo período do ano anterior. Já os roubos de rua diminuíram 14%, totalizando 4.448 vítimas. No acumulado entre janeiro e setembro, os roubos de veículos apresentaram queda de 19%, passando de 21.243 para 17.144 casos.

O governador Claudio Castro afirmou que o resultado reflete o trabalho integrado das forças de segurança. “O nosso foco é reduzir os crimes e aumentar a produtividade policial. Vamos continuar trabalhando e investindo cada vez mais para isso”, destacou.

Pela primeira vez desde 2007, as polícias Civil e Militar apreenderam 593 fuzis em apenas nove meses — uma média de dois por dia. A produtividade policial também se manteve alta, com 31.691 prisões em flagrante, 12.898 veículos recuperados, 19.114 apreensões de drogas e 4.591 armas retiradas de circulação.

As mortes por intervenção de agentes do Estado caíram 7%, passando de 558 casos em 2024 para 519 neste ano. Já o número de vítimas de latrocínio também diminuiu, de 65 para 52, o que representa uma redução de 20%.

Para a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, os resultados comprovam o impacto do planejamento estratégico das forças de segurança. “Os números mostram que o trabalho baseado em dados e integração entre as polícias tem dado resultado. As reduções em crimes patrimoniais e o aumento da produtividade reforçam o compromisso com a população”, afirmou.

Os dados do ISP se referem aos Registros de Ocorrência (RO) feitos nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de setembro. O levantamento completo pode ser consultado no portal oficial do Instituto de Segurança Pública.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos