Queda de barreira prejudica estradas da zona rural de Resende

0

RESENDE

O temporal que atingiu o Sul Fluminense no fim da tarde de segunda-feira, dia 15, provocou transtornos nas estradas da zona rural de Resende. Ao menos dois casos de queda de barreira foram registrados em trechos isolados, sem vítimas ou danos materiais, na Estrada da Boca do Leão, região do bairro Santo Amaro/Vicentina, e Estrada da Limeira (Resende-Formoso/SP). As informações foram confirmadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Nesta terça-feira, dia 16, uma equipe da Prefeitura de Resende foi deslocada para os locais afetados e promoveram a retirada dos escombros, liberando as vias para o fluxo normal de veículos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Alberto Werneck de Figueiredo, o volume de chuvas contribuiu diretamente para o a queda de barreiras. “Houve problemas na Estrada da Limeira e na Estrada da Limeira, próximo a propriedades rurais. Promovemos a intervenção da equipe de apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural que garantiu a liberação total das estradas, que tiveram apenas o fluxo limitado enquanto os serviços eram realizados. Não houve via interditada. Contamos com três motoniveladoras, duas pás carregadeira, duras retroescavadeiras, rolo compactador e caminhões para suporte a equipamentos e total de 20 trabalhadores”, comenta Alberto Figueiredo.

A previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas com índice pluviométrico acima de 20 milímetros, o que mantém o alerta da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A administração municipal mantém o telefone (24) 3360-7502 como contato para os moradores e proprietários de áreas na zona rural que identifiquem vias obstruídas em virtude de temporais. “Nesta época do ano é comum a enxurrada dos temporais provocar queda de encostas nos morros das estradas da zona rural. Mantemos o trabalho de prevenção e auxílio em favor dos usuários e moradores destas estradas. Com o telefone da Secretaria promovemos o controle de chamados e acionamos nossa equipe. Não contamos com plantão, mas temos uma rede de contatos e, se necessário, ainda durante a noite, contatamos as pessoas envolvidas para cada setor e promovemos as primeiras ações até que a equipe e máquinas cheguem ao local específico”, explica Alberto Figueiredo.

SERRA DO EME

Em outra via da zona rural, a Estrada da Serra do Eme (Resende-Bocaina/MG), o governo municipal informou que concluiu o trabalho preventivo do solo, do trecho da Ponte do Souza até Vargem Grande. “Utilizamos escória com aterro e nivelamos a estrada com rolo compactador”, conta o secretário que ao longo de 2018 pretende anunciar novos investimentos no setor rural do município, além da parte de infraestrutura. “Estamos trabalhando para garantir o desenvolvimento da cidade e na área rural não será diferente”, finaliza Alberto Figueiredo.

Deixe um Comentário