Quatro pessoas foram infectadas com a nova linhagem do coronavírus em Porto Real

0

PORTO REAL

O prefeito Alexandre Serfiotis informou na tarde desta quarta-feira, dia 23, que quatro pessoas foram infectadas com uma nova linhagem do vírus da Covid-19. A notícia foi dada após a Secretaria de Estado de Saúde divulgar na terça-feira, dia 22, que foi detectada no município uma nova variante do coronavírus. A linhagem do vírus originária da B.1.1.28, oriunda do Amazonas. O caso, identificado em abril, mas só foi divulgado agora.

Segundo o Estado, o monitoramento genômico da Rede Corona-Ômica/RJ identificou em meados de abril uma nova linhagem, originária da B.1.1.28, em Porto Real. A linhagem P.5 tem a mesma estrutura da cepa original, porém sofre mutações no spike (“coroa” do vírus que se liga à célula). Dezenove casos da mesma variante já foram localizados no estado de São Paulo.

De acordo com Serfiotis, a nova variante P5 foi encontrada em quatro pacientes no município. “Nós recebemos a informação da Secretaria Estadual de Saúde e da Vigilância Epidemiológica de nossa cidade que todos estes quatro pacientes estão curados e já retomaram as suas vidas normais”, disse o prefeito, destacando que a Secretaria de Estado de Saúde não informou se esta nova linhagem do coronavírus é mais letal ou transmissível.

O prefeito orienta a população que continue mantendo todas as medidas de prevenção e de segurança contra a Covid-19. “É importante que a população continue com as medidas preventivas que são lavar as mãos, uso de álcool em gel e máscaras de proteção, mantenham o isolamento social e evite aglomeração. Aquelas pessoas que não precisam sair, fiquem em casa. Nós precisamos cuidar de nossas vidas, de nossas famílias e de todas pessoas que nos amamos. É muito importante que a gente mantenha todas as medidas de prevenção contra a Covid-19”, enfatiza.

Alexandre também alertou os moradores sobre a importância da vacinação contra a doença. “É muito importante que os moradores façam a primeira dose da vacina e completa a segunda dose. A gente pede que todos os moradores que já foram atendidos com a vacina da Covid-19 fiquem atentos ao calendário vacinal e se imunize tanto na primeira e a segunda dose. Nós estamos avançando na vacinação em nossa cidade, mas é importante que todos fiquem atentos a estas medidas”, destacou o chefe do Executivo acrescentando que a vacinação de fato é a medida mais segura que para se proteger contra o vírus.

Deixe um Comentário