Quatro candidatos debatem na Aciap propostas para Barra Mansa

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Acontece na noite de hoje, 15,  o debate promovido pela Aciap com candidatos a prefeito de Barra Mansa. Em virtude da pandemia de Covid-19, foi necessário fazer a divisão de candidatos. Dos dez com pedidos de registro, oito participaram. Hoje foi a  vez de presentes Bruno Marini (PSD); Capitão Daniel Abreu (Patriota); Paulo César Alves (Pode); e Rodrigo Drable (DEM). Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas serão: Jackson Emerick (Solidariedade); Alcio Pereira (PTC), Thiago Valério (Cidadania); e Petterson Magno (Psol). Professora Clarice (PT), Valdemar Costa (PSO) e Antonio Carlos e Silva, o Tuca (PDT) não participaram do sorteio. Até a publicação dessa reportagem, o encontro ainda acontecia.

No primeiro dia, uma urna com 20 perguntas e cada um deveria responder cinco perguntas. Houve sorteio de quem responderia cada pergunta e também de quem comentaria. O evento foi transmitido pelo Youtube da Aciap e acontecerá o mesmo nesta sexta-feira.

Diversos temas foram elencados, como saneamento, lazer e cultura, saúde, estacionamento rotativo, inchaço na máquina pública, geração de emprego e renda, agronegócio, educação, tecnologia, atendimento nos distritos e Região Leste, dentre outros.

Dentre as perguntas realizadas, destacamos uma de cada candidato. Paulo Cesar Alves, o PC, respondeu uma pergunta, que foi comentada pelo atual prefeito Rodrigo Drable. Ela tratou sobre a dificuldade do município em manter e trazer indústrias. PC disse que não é apenas ficar atrás de indústrias, claro que elas são importantes, mas é preciso buscar novas vocações. “Temos três vezes o tamanho de Volta Redonda e o que mais se planta aqui é capim. Não temos foco no agronegócio e quero trabalhar essa vocação. Temos que destravar ainda os entraves da construção civil”, disse.

Rodrigo, em seu comentário lembrou que em trabalho com diversas entidades, como Aciap, por exemplo, estará no dia 20 na Codin negociando algumas empresas que estão inscritas para trazer para Barra Mansa. “Uma das áreas que temos hoje é na Edimetal, que foi paga e legalizada nessa gestão, agora temos condições de receber. Citando ainda que temos empresas que iam sair da cidade e conseguimos a permanência”, disse.

Para o candidato do Patriota, Capitão Daniel Abreu uma das perguntas foi sobre o estacionamento rotativo. Ele disse que a população e o comércio sofrem muito com isso e é preciso pensar em áreas que estão mal projetadas para criar novas vagas. “Não pode ser no achismo, é preciso a parte técnica para implantarmos mobilidade”, disse. A resposta foi comentada por Rodrigo Drable, que falou sobre as obras de readequação ferroviária, que gerará duas mil vagas. “Vamos criar vagas suficientes para os próximos 40 anos e mudar o estacionamento da rua principal para a debaixo, passando de 163 para duas mil. Teremos o sonho realizado do shopping a céu aberto, que vai transformar a história da cidade”, contou. Em sua réplica Capitão Daniel Abreu disse que isso não tem data para acontecer e o Natal está chegando e o comércio mais uma vez será prejudicado. Ele pensa ainda em criar vagas próprias para quem trabalha no comércio, quem sabe no Parque da Cidade, mas pretende discutir isso com os empresários.

A pergunta relativa a distritos e Região Leste foi respondida pelo atual prefeito. Ele citou o que sua administração realizou em quatro anos. Em Floriano falou de novo posto de saúde, nova escola, pavimentação de 2,6 quilômetros da Vila dos Remédios e situação de estradas rurais. “Na Região Leste conseguimos implementar a subprefeitura, mais de 80 ruas que foram repavimentadas, ou recapeadas, iluminação, reforma de quadras, Temos uma unidade de patrulhamento no local e queremos agora um DPO. Queremos que os distritos sejam atrativos para investimentos, para turismo e lazer”, enumerou.

Capitão Abreu refutou o que foi falado por Dable citando que na Vila dos Remédios não houve asfaltamento em toda a extensão. Disse que existem locais da Região Leste que nem viram ainda asfalto. “Lá a boa parte é esquecida e tem um potencial gigantesco para ser um pulmão de Barra Mansa na área comercial, mas falta atenção no transporte e no atendimento da saúde”, afirmou.

A desatualização há mais de dez anos do plano diretor foi pergunta feita a Bruno Marini. Ele disse que tem esse planejamento em seu plano de governo, citando que a cidade tem um problema de crescimento. “Barra Mansa precisa criar os polos industriais, fazer a ponte que liga Vista Alegre, Vila Maria a Dutra. Tem áreas para ter esse crescimento. E o polo nosso está parado. Arrancar no desenvolvimento e o plano diretor passa por isso”, destacou. A pergunta foi comentada por Paulo César Alves, que apontou também a necessidade de revisar o plano diretor e pensa fazer isso através de audiências públicas, chamando o setor da construção civil para rediscutir os centros urbanos. “Pensamos em crescer a cidade para o alto e o plano organiza toda a cidade, onde é centro urbano, onde não é, para onde crescer. É o caminho para chegar ao desenvolvimento”, destacou.

Todo o debate está na pagina no Youtube da Aciap-BM.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos