MÉDIO PARAÍBA
Operadoras de todo o Brasil já podem usar a principal faixa de frequência do 5G, o chamado de ‘5G puro’, porém apenas 18% das cidades têm antenas compatíveis com a nova geração da internet móvel, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Da região, são 14 cidades que possuem antenas.
Esse percentual corresponde a um total de 1.022 cidades, das 5.570 do Brasil, que são locais onde existem as antenas do tipo standalone ou não. As operadoras têm até o final de 2029 para levar essa tecnologia para todo país. Elas começaram a liberar o sinal em julho de 2022.
Esses dados da Anatel são de antenas licenciadas, mas não existe garantia que elas estejam realmente em funcionamento, não sendo possível dizer quantas cidades possuem de fato o sinal ativo. O levantamento foi feito pelo G1.
Na região Angra dos Reis lidera com 32 antenas, sendo 15 da Vivo, 12 da TIM e 5 da Claro. Volta Redonda vem em seguida, com 21 antenas – 9 da Vivo, 6 da TIM e 6 da Claro. Resende conta com 7 antenas da Vivo e 4 da TIM, totalizando 11 antenas. Barra Mansa tem 8 antenas, divididas entre 5 da Vivo e 3 da TIM. Paraty conta com 10 antenas – 6 da Vivo e 4 da TIM. Itatiaia tem 5, sendo 3 da Vivo e 2 da TIM. Barra do Piraí dispõe de 3 antenas, todas da Vivo, enquanto Valença, Paracambi e Três Rios possuem apenas 1 antena cada, operadas pela Vivo, TIM e Vivo, respectivamente. Miguel Pereira e Japeri têm três antenas cada, sendo três da Vivo na primeira cidade e na segunda uma da Claro, uma da Tim e uma da Vivo.
O 5G puro é uma versão mais avançada da geração de internet móvel, reduzindo mais a latência, ou seja, o tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores da internet. A rede ainda lida com muito mais dispositivos ao mesmo tempo, deixando uma conexão mais confiável.