QUATIS
O município de Quatis alcançou um feito inédito ao ser eleito um dos seis representantes do estado do Rio de Janeiro na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada de 6 a 9 de maio em Brasília (DF). A escolha ocorreu por meio de uma votação de delegados durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (CEMA-RJ), realizada entre os dias 12 e 14, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que Quatis participará da etapa nacional do evento, que tem como foco a formulação de políticas públicas ambientais no Brasil.
Na conferência estadual, foram selecionados seis delegados do Poder Público Municipal para representar o estado na fase nacional. Entre os eleitos está a secretária de Sustentabilidade e Ambiente do município, Caroline Teixeira Lopes, que defende diretrizes voltadas à gestão de recursos hídricos, buscando fortalecer políticas públicas que garantam o acesso à água de qualidade e minimizem crises hídricas no país. Além da secretária Caroline Lopes, a Conferência Estadual contou com a presença da representante da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Quatis, Érica Barcelos, e do delegado eleito Sandro Pinheiro, que representou a sociedade civil.
A participação de Quatis na conferência é resultado de um processo iniciado ainda em dezembro de 2024, quando o município realizou sua Conferência Municipal de Meio Ambiente. Durante o evento, foram formuladas 20 propostas distribuídas em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, Governança e Educação Ambiental. As propostas mais votadas na fase estadual agora seguem para debate em Brasília, onde poderão ser tomadas decisões estratégicas para a governança climática nacional.
Caroline destacou a importância da presença de Quatis no evento e dos benefícios que isso pode trazer para o município. “Representar o estado em uma conferência nacional é um marco para Quatis, um município de pequeno porte que agora ganha visibilidade no cenário ambiental do Brasil. Participar desse espaço nos permite adquirir conhecimento, trocar experiências e buscar mais recursos para fortalecer a gestão ambiental tanto local quanto nacionalmente”, afirmou a secretária de Sustentabilidade e Ambiente.