>
renascer ead digital

Quatis reforça chamado para denúncias sobre crime sexual contra crianças e adolescentes

Por Carol Macedo
728x90 refis

QUATIS

Com o objetivo de conscientizar os moradores de Quatis, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está pedindo que sejam feitas denúncias sobre qualquer suspeita de abuso e/ou exploração sexual contra crianças e adolescentes. O reforço no chamado à população foi decidido durante uma roda de conversa realizada no dia 18 de maio, no auditório da prefeitura, que contou com a participação de profissionais da área de assistência social da cidade.

A roda de conversa foi uma das ações promovidas pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para marcar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No ano passado, o Disque 100, do governo federal, registrou 76.216 denúncias de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o território nacional. Já no primeiro semestre de 2019, este mesmo serviço vem recebendo uma média diária de 50 denúncias. Outros números indicam a gravidade da situação. Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2017, foram registrados 83 mil casos de violência sexual contra adolescentes e 58 mil contra crianças, sendo que 70% dos registros ocorreram dentro das casas onde as vítimas moravam.

COMO DENUNCIAR

Em Quatis, as denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, na Rua Coronel José Leite 114, ou pelo telefone (24) 3353-6122.


Outro espaço para o registro destas denúncias é o Conselho Tutelar, que tem conselheiros de plantão 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A sede do Conselho Tutelar fica na Rua Francisco Balbi 239, no Centro, próximo ao Hospital São Lucas. Os conselheiros tutelares atendem também pelos telefones (24) 3353-6475 e 99858-5275. Em todos os canais de denúncia, tanto nos órgãos federais e estaduais, quanto nas repartições municipais, o anonimato é garantido.

OBSERVE OS SINAIS DE ABUSOS

De acordo com o Disque 100, alguns dos sinais de que crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de abuso ou exploração sexual é quando a vítima apresenta marcas de agressão ou machucados, tendo dificuldades de andar ou sentar, Outra característica é uma mudança de comportamento, apresentando agressividade, irritação, lesionar o próprio corpo, transtornos alimentares, alterações no sono, cansaço, dificuldades para dormir e mudanças na aparência.

Outros sinais que também devem ser observado é o rendimento da criança ou adolescente na escola. Questões como desatenção na aula, desinteresses em atividades e brincadeiras, e, dificuldade de aprendizado.

Desenhos agressivos, que mostram situações de medo ou cenas envolvendo questões sexuais, e, quando o jovem demonstra evitar lugares ou encontrar determinada pessoa, também são sinais de que a criança ou adolescentes podem estar passando por situação de abusos ou exploração sexual.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos