QUATIS
A Secretaria de Trabalho e Renda abriu nesta terça-feira, dia 18, as inscrições para as oficinas de capacitação destinadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. As oficinas serão realizadas no começo de julho, através de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio). Todos os encontros acontecerão no auditório do Centro Administrativo 25 de Novembro, sede do governo municipal, de 18 às 22 horas.
As inscrições poderão ser feitas na própria Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 12 horas. A Secretária funciona no prédio da prefeitura, no bairro Bondarowsky. O número de MEIs cadastrados passa de mil, segundo levantamentos da própria Secretaria de Trabalho e Renda. Podem se cadastrar no Programa MEI qualquer empreendimento com rendimento bruto anual de até R$ 81 mil. O Programa MEI é considerado uma das ações principais da administração municipal voltadas à geração de renda e ao enfrentamento do desemprego.
O secretário de Trabalho e Renda, Vinícius Lima, explica que as oficinas programadas têm como objetivos atualizar as informações junto aos microempreendedores sobre o mercado relacionado a este segmento da economia, capacitá-los quanto à formação de estoque e à definição de preços, além de orientações sobre como incrementar a lucratividade, planejar as atividades e aumentar as vendas, entre outras finalidades. “O sucesso de um empreendimento passa diretamente pelos conhecimentos a respeito do mercado. Os microempreendedores individuais precisam estar por dentro do cenário atual e com isso aumentar as chances de alcançar resultados positivos em seus negócios”, declarou.
OFICINAS SEI
Denominadas “Oficinas SEI”, a capacitação para os MEIs cadastrados pela Prefeitura de Quatis começará no dia 2 de julho, com o tema “Sei Clicar”. A oficina vai incentivar a utilização da internet como um instrumento necessário para aumentar a visibilidade e o volume de comercialização por parte dos microempreendedores. No dia 3 de julho, a oficina “Sei Comprar” destacará as ações voltadas às estratégias de compras de mercadorias e ao incremento dos lucros. O cálculo de gastos com o objetivo de promover o equilíbrio entre receitas e despesas do negócio será o tema da oficina “Sei formar preço”, que vai encerrar a capacitação, no dia 4 de julho.